11 agosto 2015

OFICINA DE FANZINE DA GREVE no IFFluminense

Viemos apresentar hoje um relato da Oficina de Fanzine e Humor Gráfico que ocorreu na tarde da quinta-feira, 30 de julho, no IFFluminense campus Macaé, como atividade de greve numa parceria com o Projeto de Extensão IFanzine.
A oficina teve como tema assuntos muito em voga como os cortes de verba para a educação, realidade que afeta diretamente em nossa vida enquanto estudantes ou servidores das instituições de ensino público.
As atividades começaram pontualmente com uma projeção de cartuns que tratavam dos temas em debate, para que cada pessoa presente pudesse comentá-los e apresentar suas interpretações. Logo após as apreciação dialogada dos cartuns, foram lidas em grupo uma série de notícias que falavam sobre os cortes em números e o impacto que eles tiveram sobre as instituições de ensino pelo país.
No decorrer da oficina foram distribuídos alguns fanzines produzidos pelo projeto de forma individual e por meio de parcerias, tais como: PEIBE 3, Afroindi e Em Cada Canto um Conto.
Logo após, o coordenador do projeto Ifanzine, Beralto, apresentou slides explicando o que é o Humor Gráfico, as definições de caricatura, cartum e charge. Em seguida foi mostrado como se produz Humor Gráfico, sua linguagem, como desenvolver ideias, como "fazer rir" com o seu cartum e sobretudo o valor das "sacadas", enfatizando que a alma do cartum é a piada rápida e como esse recurso pode ser empregado para subsidiar nossa criticidade e criatividade. Em seguida foi explicado também o que é um zine, apresentando o conceito zineiro “faça você mesmo” como suporte para nossa criação.
Logo após todas as explicações e informações, os participantes forma convidados a formarem duas equipes, para que começassem o processo de criação dos seus zines, uma etapa que promoveu uma interação produtiva entre os assistentes e que incentivou certamente o processo criativo e coroou as reflexões sobre os temas abordados na oficina com criativos trabalhos em forma de revista artesanal. Para essa etapa de produção, foram utilizados matérias básicos na produção de um zine: tesoura, recorte e colagem, desenhos e a caligrafia de cada participante.
Ao fim da oficina cada grupo compartilhou os seus zines e ideias promovendo uma agradável apreciação coletiva.
Confira abaixo o resultado da oficina.
Nathália Campanario


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.