05 outubro 2015

Fanzine CAFÉ FILOSÓFICO - Em breve.


Arte de Sara Gaspar para a capa da edição de estreia do zine CAFÉ FILOSÓFICO, com o tema Religião e Sociedade, desenvolvido a partir das discussões do primeiro tema em debate, numa parceria com o projeto IFanzine.
O Projeto IFanzine está preparando mais uma publicação para breve lançamento, homônimo do projeto de extensão com o qual travamos uma produtiva parceria, o Café Filosófico, que trará em sua edição de estréia o tema debatido em três encontros promovidos no Instituto Federal Fluminense campus Macaé - Religião e Sociedade. Os debates foram mediados pelos professores de filosofia do campus, João Fontoura  - que coordena o projeto e Leonardo de Brito e a equipe de bolsistas, que oportunizaram uma salutar troca de idéias sem cerceamento de opiniões e que permitiu a vivência de um salutar momento de interação e reflexão coletiva. O espaço de discussões ensejou uma nova experimentação do projeto IFanzine, na qual os bolsistas do projeto desenvolveram ilustrações no momento exato em que as discussões aconteciam, traduzindo em imagens os assuntos, na medida em que iam sendo tratados pela platéia composta por servidores e estudantes. Também foi realizada uma oficina de fanzine e humor gráfico após o último dia de debate, no qual os participantes puderam colaborar com a criação de colagens a partir das leituras pessoais do tema.
Abaixo as palavras do coordenador do projeto Café Filosófico, o professor João Fontoura:
Quando a equipe de Filosofia do IFF pensou em um projeto de extensão que fosse um espaço para debates respeitosos sobre temas interessantes à comunidade, não sabíamos quantas pessoas estariam interessadas, ou quais assuntos surgiriam. Estávamos dispostos a estudar qualquer tema necessário, assim como nossas bolsistas e voluntários. E o primeiro tema pedido, religião, foi escolhido por ser o mais solicitado nas fichas de inscrição. Por que a humanidade sente necessidade da religião? Que religiões seguimos no Brasil? De onde vem nosso senso de que existem coisas sagradas, e quem tem autoridade para nos apresentar este mundo? E, infelizmente, por que, como e quais violências podemos praticar em nome da religião?
Estas questões foram apresentadas aos participantes (e pelos participantes), que em todos os encontros trocaram ideias além do tempo que tínhamos e conduziram o debate para os pontos que julgaram mais interessantes, pegando os ganchos e sugestões propostos, oferecendo novas interpretações e indo rapidamente além do material que a equipe do Café Filosófico tinha preparado. Mediar discussões entre pessoas interessadas e respeitosas, sobre temas do interesse delas, acabou se mostrando uma tarefa tão simples quanto agradável.
Mas a Filosofia depende de palavras. Não é possível discutir e conceituar sem a mediação da palavra. Já a arte não tem essa necessidade, e graças ao IFanzine, durante os encontros, nasceram algumas das imagens que aqui estarão presentes no novo fanzine derivado das discussões que promovemos. Esperamos que tanto as palavras quanto as imagens nascidas daqueles debates possam despertar em você que segura este zine, novas imagens e novas palavras.
Não precisamos concordar, mas através do respeito e do diálogo podemos nos compreender e, tenho esperança, não só alcançar respostas mais profundas, mas despertar o desejo de fazer a nós mesmos novas e melhores perguntas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.