18 janeiro 2016

PEIBÊ GANHA TROFÉU ÂNGELO AGOSTINI


O zine PEIBÊ editado pelo projeto de extensão IFanzine, foi premiado como melhor fanzine de quadrinhos de 2015. A entrega dos troféus será dia 30 de janeiro, no Memorial da América Latina, em São Paulo,, com projeções, lançamentos e convidados, a partir das 13 hrs. 

A premiação, promovida pela AQC - Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo – destaca as melhores produções e iniciativas voltadas para a área das histórias em quadrinhos. O referido troféu é uma das celebrações do dia do quadrinho nacional, que vem sendo comemorado desde 1984. Foi em 30 de janeiro de 1869 que o cartunista Ângelo Agostini publicou a primeira história em quadrinhos brasileira
Para Alberto de Souza, coordenador do projeto IFanzine e programador visual do campus Macaé, ter o reconhecimento de um zine editado por um Instituto Federal como ação extensionista propondo a utilização do zine a serviço do processo ensino-aprendizagem é um incentivo para que novas iniciativas do gênero possam acontecer em outras instituições de ensino. "Produzir zine, não importa se é um exemplar único, se é reproduzido em fotocópia, o que vale é a chance de compartilhar esta experiência contagiante. O educador e o estudante encontram possibilidades amplas de trabalhar a autoralidade e canalizar os talentos que muitas vezes não têm espaço e voz, sendo comum o estudante afirmar que se surpreende com o resultado nas oficinas que promovemos e que sempre tem uma grande aceitação junto aos jovens", afirma Alberto. "Agradecemos a todos os apoiadores e colaboradores e estudantes, bem como ao IFFluminense que tornou possível concretizarmos este projeto pelo qual nossa equipe tem muito entusiasmo, algo que é o combustível da atividade fanzineira", completa.

O PEIBÊ traz quadrinhos autorais e ilustrações de dos estudantes e artistas fanzineiros de diversas partes do país, além de entrevistas e relatos de uso de zine na educação, mantendo a proposta de integrar artistas do meio alternativo, pesquisadores, educadores e estudantes. Segundo Alberto, a divulgação do projeto e do zine vem sendo ampliada, não só pelas redes sociais, mas também pelo meio tradicional, pois a revista impressa foi enviada por correios para cerca de 400 unidades da rede federal de ensino profissionalizante. Além disso, o zine vem sendo distribuído nas muitas oficinas de produção de fanzine que são dinamizadas pelo projeto em escolas da região e em atividades culturais. "Temos recebido colaborações de diversas partes do país para publicação. E claro, valorizamos a prata da casa, as artes de nossos estudantes estão cada vez melhores"
Além da PEIBÊ, o projeto IFanzine edita outros fanzines, sendo dois em parceria com projetos de extensão do Instituto Federal - Traços de Memória e Café Filosófico. Também edita o zine Afroindi em parceria com o NEABI Macaé. Os zines editados pelo projeto são disponibilizados para leitura online aqui no blog do projeto.

LISTA DOS PREMIADOS NO 32º TROFÉU ANGELO AGOSTINI:

Melhor Desenhista - DI AMORIM (Steampunk Ladies)
Melhor Roteirista - ALEX MIR (Valkíria/Orixás)
Melhor Cartunista - BRUM (O Menino da Laje 8/Brummmmm!!)
Melhor Lançamento- VALKÍRIA - A FONTE DA JUVENTUDE (Alex Mir e Alex Genaro - Ed. Draco)
Melhor Lançamento Independente - NOS BASTIDORES DA BÍBLIA - ÊXODO (Carlos Ruas e Leonardo Maciel)
Melhor Web Quadrinho - NUVENS DE VERÃO (Charles Lindberg e Israel de Oliveira/LAMEN-leialamen.com.br
Melhor Fanzine - PEIBÊ (Beralto/IFF - Macaé) 
Prêmio Jayme Cortez - GIBITECA DE SANTOS
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL - CARLOS PATATI, CHRISTIE QUEIROZ e MARCATTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.