21 junho 2016

TRAÇOS DE MEMÓRIA#2 em Produção!

A lenda da Noiva de Branco, na visão de Kezia Campos.
O zine TRAÇOS DE MEMÓRIA é resultante de uma das parcerias que temos feito com projetos de ensino, pesquisa e extensão ao longo dos 4 anos de atividades do projeto IFanzine, oportunizando a feitura "à moda zineira" de publicações educacionais, privilegiando os processos artesanais de produção de ilustrações e diagramação, dando espaço ao talento de nossos estudantes que vêm, através das diferentes ações do projeto, assumindo seu potencial para as expressões artísticas e autorais.
O projeto EM CADA CANTO, UM CONTO, com o qual travamos parceria na feitura do zine TRAÇOS DE MEMÓRIA#2 e que está em produção, tem por objetivo resgatar a literatura oral na área de abrangência do IF Fluminense campus Macaé.
PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ZINE:
Os alunos envolvidos no projetos coletam histórias contadas há várias gerações em suas comunidades através de entrevistas orais. O resultado da pesquisa é socializado nas turmas participantes. Alunos bolsistas, voluntários e colaboradores, sob orientação da coordenação, recolhem as gravações das histórias e selecionam as que passarão pela transposição, conforme critérios estabelecidos pelo grupo. Com as histórias selecionadas, inicia-se o processo de conversão do oral para o escrito (transcrição e transcriação.  Uma vez tendo as histórias editadas, são definidas diferentes formas de uso do material, ou seja, o que será feito: uma revista, um livro, um CD com as histórias contadas, um DVD. No que tange ao zine, o Projeto IFanzine participa diretamente na orientação do processo "faneditorial" reunindo os estudantes envolvidos. Segundo Beralto, coordenador do IFanzine, trata-se de uma das parcerias mais produtivas e gratificantes que o projeto tem feito e aguardamos com grande expectativa a nova edição do zine. No lançamento do novo zine, previsto para o mês de agosto, assim como aconteceu na edição anterior, pretende-se trazer toda a comunidade envolvida no processo de produção do zine, incluindo familiares e pessoas entrevistadas na coleta dos relatos, e convidados tais como contadores de histórias e atrações como mostra e feira de zines. Como prévia do que vem por aí, veiculamos acima a ilustração do relato "A Noiva de Branco", feita pela Kezia Campos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.