07 julho 2016

TRAÇOS DE MEMÓRIA #2 - Que conto você conta?

São três projetos de extensão envolvidos na produção do zine Traços de Memória - IFanzine - Em Cada Canto um Conto - Em Cada Conto um Encanto.
O zine TRAÇOS DE MEMÓRIA 2 segue em produção. Em breve divulgaremos a data de lançamento. Seguindo a proposta da edição de estreia, o novo zine traz vários relatos coletados em meio à comunidade estudantil que abrange vários municípios em Macaé e arredores, trazendo esta perfeita combinação entre relatos de vida e tradição oral com a artesania zineira.
O termo Literatura Oral, segundo Câmara Cascudo, reúne o conto, a lenda, o mito, as adivinhações, provérbios, parlendas, cantos, enfim, todas as manifestações culturais, de fundo literário, transmitidas por processos não gráficos. O projeto Em cada canto, um conto, visando diminuir a disparidade entre o currículo formal e o ensino da transmissão oral de tradições, abre espaço para a socialização de experiências culturais dos alunos do ensino médio integrado, envolvendo tanto textos de tradição oral como relatos de histórias de vida.
O zine Traços de Memória nasceu da parceria com o projeto de extensão IFanzine. Um dos princípios da fanzinagem é a troca. E o que não faltou foi o compartilhamento de muitas ideias, da seleção das histórias à ilustração das mesmas.
Nessa segunda edição, além dos relatos de histórias de vida, foram selecionadas histórias contadas nos grupos familiares, naqueles momentos em que os mais velhos se reúnem com os mais novos e promovem verdadeiras contações de histórias, seja com o propósito de promover algum ensinamento ou apenas um momento de diversão.
E você, que histórias são contadas na sua família? Já se reuniu para compartilhá-las? Que conto você conta?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.