20 março 2017

Oficina de Zine MARXISMO NA ATUALIDADE nesta quarta no IFF Macaé

Temos desenvolvido há quatro anos o projeto de extensão IFanzine, que propõe o exercício e estímulo da autoralidade por meio da produção de revistas artesanais (fanzines) e sua aplicabilidade na escola como recurso pedagógico que possibilita o exercício da cidadania, da criatividade e da criticidade, obtendo significativos resultados em iniciativas e parcerias com ensino, pesquisa e extensão que têm resultado nos fanzines que editamos entre eles, o zine PEIBÊ, Traços de Memória, Afroindi e Café Filosófico - todos disponíveis para acesso online na pagina de nosso projeto no facebook: facebook.com/iffanzine/ e neste blog.

Nesta proposta que ora divulgamos aos interessado(a)s, realizaremos uma oficina de fanzine na próxima quarta-feira, dia 22 de março às 14h, na sala B202, onde teremos a oportunidade de contribuir com uma produtiva discussão sobre o tema "MARXISMO NA ATUALIDADE" na qual, após uma breve discussão sobre o assunto em questão, será proposta a produção coletiva de cartuns e ilustrações utilizando bricolagens, caligrafia e desenhos, sem pré-requisito de habilidades para desenho, pois se trata de um exercício de autoralidade ao estilo "faça você mesmo", tal como é de praxe na cultura do fanzine.

A presente iniciativa de promoção da presente oficina se dá mediante parceria entre o professor Leonardo Berbat de Brito e a equipe do Projeto IFanzine.

Transcrevemos a seguir algumas considerações do prof. Leaonardo sobre a proposta da oficina:
"Cremos que, assim como Marx no séc. XIX, vivemos em pleno séc. XXI sob a implacável mão do capitalismo. Inclusive, desde os tempos do filósofo alemão até os nossos dias, o capitalismo tem se mostrado inegavelmente injusto, excludente, produtor de miséria e gerador de inúmeras desigualdades sociais. Por isso, pensamos ser muito válido abordarmos algumas críticas que Marx fez ao sistema capitalista, as quais se mostram bem atuais. Por exemplo, a existência de uma classe social que explora um grupo enorme de indivíduos, a condição precária em que vive a maioria dos trabalhadores, a alienação que estes experimentam e o aparato ideológico que a classe dominante usa para manter esses trabalhadores iludidos e inertes."

Assim sendo, nos vemos motivamos a convidar não só estudantes, mas servidores e interessados em participar e colaborar com sua visão sobre o assunto, destacando que, certamente, será gratificante para todos exercitar novas e/ou diversificadas formas de comunicar, aprender, construir e reconstruir saberes que potencializem o poder de intervir como sujeitos pensantes no meio sociocultural.

Saudações fanzineiras e boa semana para todo@s.

Um comentário:

  1. Quando um professor de Filosofia se mete em um assunto que nada entende, temos esse lixo proposto.

    ResponderExcluir

Ficamos muito felizes com o seu comentário.