27 outubro 2017

Resenha: Zine BICICLETA

Recebemos por ocasião da convocatória para a Mostra PEIBÊ de Zines e Publicações Alternativas - evento que marcou a inauguração da Fanzinoteca IFF Macaé - um zine português cujo autor, Miguel F. Corrêa Monteiro, nos informou ter sido criado no âmbito das aulas/ workshops de Banda Desenhada e Ilustração do 1º ano do curso Pós-Laboral da escola Ar.Co em Lisboa, sob a orientação da professora Amanda Baeza.
Capa e contracapa com a imagem que intitula
 o zine português - Bicicleta"
O zine intitulado “Bicicleta” foi resenhado pela equipe de estudantes bolsistas da Fanzinoteca na última tarde de quarta feira (25/10), sendo nossa primeira experiência de resenha/apreciação coletiva dos zines do acervo, contando com a presença do professor Bruno José, de Português e Literatura e o coordenador da Fanzinoteca, Beralto.

Transcrevemos abaixo a resenha feita pelas duas duplas:

Um zine conceitual que não faz o uso de palavras, levando-o a buscar o entendimento da história apenas pelo conteúdo visual, desde o título. Traz dois momentos que se relacionam, presente e passado, que se alternam para contar a história.
Uma narrativa visual que sugere um enigma. Dois períodos temporais que exploram diferentes ângulos de um símbolo significativo para o personagem e para a narrativa – a bicicleta. Ambos os tempos correm simultaneamente aguçando a curiosidade do leitor, já que  exigem certa atenção aos detalhes que compõem o cenário em que se desenrola a história em quadrinhos.
(Karoll e PJ)

Bicicleta é um palco para a exposição de uma situação corriqueira que envolve o encontro entre passado e presente, sobre o grande peso das coisas simples da vida.
(Sara e Vitor)

Bicicleta #01
Editor: Miguel F. Corrêa Monteiro
Conteúdo: Quadrinhos, Relatos de Vida.
Formato: A5 (08 páginas p/b)
Data da edição: 2017
Local: Portugal
Contato: miguelfcmonteiro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.