20 junho 2018

Resenha: DELIRIUM - Laura Athayde

DELIRIUM

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ZINE ONLINE
Eis-me aqui, submerso. Sentindo. Tentando, de alguma forma, fazer-me legível, compreensível; erguendo-me vagarosamente, engatinhando nas palavras, nas mais profundas espirais de meus pensamentos. Ao ler, devo apressar-me a admitir, fui tomado por um sentimento nostálgico e asfixiante de liberdade e clausura, um misto, uma confusão, ou, ainda, uma loucura – como salienta a própria descrição gravada na contracapa, o que, na minha opinião, deixa quase que um apelo, um grito abafado, ou uma espécie de advertência, pairando no ar: loucura ou perda de inocência?!
Há algo agudamente doloroso e tocante na poesia gravada nas páginas deste Zine, desde a capa à última página, onde, sem saber ao certo o que fazer, pensar ou sentir, nos vemos à mercê da emoção. A cabeça, em polvorosa, num turbilhão de informações e memórias, ao menos no meu caso, que me afogo em todo tipo de poesia.
Sobre, entre coisas mais, peculiaridades. Sobre um alguém que, tendo brilhado, feito farol na escuridão, incomodou os que a habitavam; um alguém que enfrentou perdas inconsoláveis, processos doloridos de viver, a guerra da afirmação e aceitação de si mesmo, até que ser quem era, tornou-se um fardo pesado demais para carregar num mundo em que o diferente é abominável aos olhos.
Delirium apresenta, por meio da poesia verbal e não verbal – ilustrações e traço minimalistas –, dois extremos.
Vida e Morte. Ser ou Não ser.
Escolha. E assim será.
Sugestivo e interrogativo. Profundo e enigmático. Por fim, digo-lhes, corajosamente, certo de que nenhuma palavra minha seria capaz de comportar tal mensagem em plenitude: julgue por si mesmo.




Título: DELIRIUM
Autora: Laura Athayde
Editora: Independente
Conteúdo: Quadrinhos. Relatos de Vida. Esquizofrenia.
Formato: 15x21 cm - 12 páginas
Belo Horizonte - MG
Data: 2014

Contato:
https://www.facebook.com/laura.athayde.9
http://ltdathayde.tumblr.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.