12 novembro 2018

Consciência Negra com Zines e Cartuns - Oficinas promovidas pela Fanzinoteca e NEABI


A equipe da Fanzinoteca IFF Macaé está promovendo oficinas de Zine e Humor Gráfico e percorrendo escolas da região para promover discussões e produções coletivas de cartuns com o tema Consciência Negra,  abrangendo percepção dos estudantes sobre questões acerca do racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros temas relevantes relacionados ao reconhecimento e luta dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.
A iniciativa acontece em parceria com o NEABI, Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFFluminense campus Macaé.
As oficinas serão acompanhadas de mostra de zines advindos de diversas partes do país, e de uma apresentação sobre zines e suas possibilidades como mídia contra-hegemônica, bem como serão apresentadas técnicas de produção de humor gráfico com ênfase no exercício de autoria e criticidade. Os participantes serão convidados a produzirem cartuns abrangendo o tema em questão e os trabalhos poderão ser selecionados para o zine coletivo Afroindi, a ser lançado posteriormente.
Uma das oficinas já ocorreu no IFFluminense Campus Bom Jesus e a próxima oficina ocorrerá no CIEP 455 Maringá, em Macaé. Haverá ainda uma oficina no dia 28 de novembro no próprio campus Macaé.
A Fanzinoteca IFF Macaé funciona de segunda a sexta de 13h30 às 16h30 no IFF Macaé com entrada franca e aberta à comunidade externa. Trata-se de um espaço dedicado à preservação da memória das publicações independentes e disponibiliza para apreciação um acervo de mais de 1000 títulos procedentes de diversas partes do país e exterior, incluindo zines produzidos pelos próprios estudantes da instituição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.