25 dezembro 2018

PEIBÊ#6 em versão online

CLIQUE AQUI E LEIA O PEIBE#6
O PEIBÊ 6 que agora está sendo disponibilizado em versão online, foi lançado durante o IV FNPAS - Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho no IFFluminense Campus Macaé. A Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), com apoio da Fanzinoteca, promoveu este evento que teve como proposta, tal como em suas edições anteriores, a reflexão sobre o papel das histórias em quadrinhos na produção de conhecimentos, tanto nas universidades quanto na educação básica. O evento contou com palestras, mesas-redondas, comunicações orais, exposições, oficinas e lançamento de publicações. Presentes ao fórum, alguns dos autores que figuram nas páginas do zine PEIBÊ ao longo de sua trajetória e que inspiraram e colaboraram com sua consolidação, seja como artistas como também enquanto pesquisadores. Assim sendo, a edição em questão traz um registro do quanto o fanzine vem sendo acolhido e promovido na instituição de ensino e seu impacto junto a esta comunidade e a articulação do projeto com a cena independente, pesquisadores e educadores.
PEIBÊ #0, lançado em outubro de 2013.
Quando do lançamento da edição número 0 do zine PEIBÊ, em 2013, os estudantes pioneiros vinculados ao projeto explicaram, com suas palavras bem-humoradas: "O nome Peibê foi idéia dos alunos ao deixar de forma literal a sigla P&B (Preto e Branco, marca visual de qualquer Fanzine), o nome ficou "abrasileirado" quando se percebe a comparação com os nomes de sementes e frutos exóticos brasileiros. Peibê então é isso mesmo: é jovem, é brasileiro, é brincalhão, tem estilo e criatividade de sobra para ir muito além desta edição zero. Apenas plantamos a semente!”
Muita coisa aconteceu desde então e a semente germinou e deu muitos frutos. 
A instituição da Fanzinoteca IFF Macaé em 2017, criada e gerida a partir do trabalho seminal realizado pelo projeto de extensão IFanzine, não só impulsionou a visibilidade dos fanzines do acervo adquirido pelo projeto, obtido por meio de intercâmbio e doações de faneditores do Brasil e exterior, como também incentivou os estudantes a alçarem experiências autorais, produzindo seus zines de forma totalmente independente. Sobretudo a Mostra Peibê, evento anual culminante da Fanzinoteca, como outras mostras e feiras ao longo do ano, incentivou os estudantes a participarem e promoverem por iniciativa própria, feiras de venda e troca de zines. Assim sendo, vários zines autorais de estudantes da instituição, foram lançados nos dois últimos anos. Recentemente, criou-se de forma autônoma, entre os freqüentadores da Fanzinoteca, um grupo para troca de experiências e práticas de desenho, denominado pelos seus afiliados de “Negocim de Desenho” que já produziu seu primeiro zine coletivo, o “Experimentos”.
O zine PEIBÊ em sua sexta edição traz, portanto, evidências do impulso que o projeto vem alcançando no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé. 
Colaboram nesta edição autores veteranos e talentos revelados pelo projeto: Adino Doím, Beralto, Bruno Pereira, Ciberpajé, Fabi Menassi, Fafá Jaepelt, Gabriel Mira, Gazy Andraus, Geraldo Monteiro, Guilherme Ferrari, Karoll Castro, Keven Rocha, Kezia Campos, Leonardo Saleh, Marcelo Wilson, Nathalia Campanário, Sara Gaspar, Thais Carezzato, Thina Curtis e Wagner Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.