15 setembro 2015

Entrevista: Danielle Barros, IV Sacerdotisa. Parte 2 de 4

3. Qual a sua relação com o fanzine? Como você descobriu?

Minha relação com os fanzines veio junto com esta retomada ao desenho. Eu nem conhecia o que era fanzine, até que o Ciberpajé Edgar Franco me provocou a criar um com a produção dos desenhos que vinha desenvolvendo. Como eu estava iniciando a organização do livro “Aforismos do Ciberpajé”, e na época estávamos elaborando um conceito novo de quadrinhos chamado HQforismos, tive a ideia de selecionar alguns aforismos de Franco e desenhar minhas interpretações visuais deles, para compor HQforismos. Então em 2013 lancei meu primeiro fanzine “Abismos do Lobo” no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), com tiragem limitada de 50 exemplares numerados, é também considerado o primeiro fanzine de HQforismos. – Saiba mais sobre este fanzine aqui:
http://ciberpaje.blogspot.com.br/2014/06/fanzine-abismos-do-lobo-que-homenageia.html

abismo do lobo.

Lançamento de abismo do Lobo I durante o  FIQ, 2013. 
Em 2014 surgiu o fanzine “Sibilante Grimoirezine Poético Filosófico”, 28 páginas com HQs e HQforismos feitos por mim e tiragem até o momento de 600 cópias.
Saiba mais sobre este fanzine aqui:
http://ciberpaje.blogspot.com.br/2014/06/lancamento-do-fanzine-sibilante.html A repercussão deste zine gerou um outro, com 16 páginas, a “Coletânea de resenhas sobre Sibilante” com comentários dos leitores/as, textos e reportagens sobre Sibilante. Em 2015 lancei BiocienSaúde, fruto da I Oficina de HQ e fanzine de Biociências e Saúde com alunos de Graduação em Ciências Biológicas da UNEB, 32 páginas, a ilustração de capa feita por mim e miolo com HQ criadas pelos alunos com temas diversos ligados a Biociências e Saúde.

Imagem 11 – Fanzine Sibilante Grimoirezine Poético Filosófico e Coletânea de resenhas sobre Sibilante
Imagem 12 – Fanzine BiocienSaúde
Aliando minha paixão por quadrinhos e fanzines à minha vida acadêmica,- conexão esta que comecei a desenvolver durante a monografia de especialização em Ensino de Biociências e Saúde em 2012, onde elaborei, junto com os alunos uma HQ estilo mangá sobre Tuberculose e um folder sobre criação de quadrinhos-, agora dou continuidade em minha tese de doutorado, ao incluir as oficinas criativas como parte de minha pesquisa.
Imagem 13 – HQ Educativa sobre Tuberculose e folder sobre como criar HQs
Desde esse primeiro trabalho com HQ educativa, comecei a pensar formas de utilizar essa arte no ensino de ciências. Entretanto, apesar de perceber o potencial criativo e educacional das oficinas de quadrinhos e fanzines, assim como Paulo Freire problematiza sobre a “práxis”, questionei-me: “Como poderia propor a criação de HQ e fanzines se eu mesma não soubesse,- não apenas na teoria,- mas também na prática, a fazê-los?”. Me propus a tentar e desde então tenho seguido criando.
Também no primeiro semestre de 2015 lancei o minizine HQcrônicas I, 8 páginas, formato A6, o zine traz questões do cotidiano discutidas por mais de um viés de olhar, com reflexões críticas e filosóficas sobre a vida. A temática abordada neste primeiro número foi “traição”.
Sagrado Femizine, formato A5, 16 páginas com reflexões poéticas através de textos e imagens sobre a luminosidade e nigredo feminino e sua conexão com Gaia. Inclusive estes dois fanzines, o HQcrônicas e Sagrado Femizine tiveram belas resenhas postadas no blog do projeto IFFANZINE!

Imagem 14 – Fanzine HQcrônicas, BiocienSaúde, Sagrado Femizine e Uivo 3 (foto enviada por José Loures)

Imagem 15 – Fanzines Equilíbrio Dinâmico I e II

Em parceria com Edgar Franco lançamos 2 edições de Equilíbrio Dinâmico, formato A6, 8 páginas com HQforismos sobre o princípio da Polaridade inspirado no Caibalion.
Mais recentemente lancei Sibilante Grimoirezine Poético Filosófico II (com tiragem limitada de 93 exemplares numerados, capa confeccionada artesanalmente costuradas à mão, formato A6, 28 páginas) e Conexões Sibilantes (zine com participação de diversos artistas, formato A6, 16 páginas, p&b, costurado à mão).
Saiba mais sobre este fanzine aqui:
http://ciberpaje.blogspot.com.br/2015/05/sibilante-grimoirezine-poetico.html

Imagem 16 – Sibilante Grimoirezine Poético Filosófico II
Vale destacar que no VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), um ano depois do lançamento da 1ª edição, levei Sibilante II para promover durante o evento, onde participei, desta vez, apresentando trabalho sobre o processo criativo de uma das HQs publicadas em Sibilante I. O título da comunicação oral foi “Irmãs de Jornada: Sibilante e a busca do Sagrado Feminino”, onde situei conceitualmente sobre os quadrinhos autorais, os fanzines, o gênero poético filosófico onde minhas criações se encaixam, falei brevemente sobre o conceito criado por mim e Edgar Franco, os HQforismos (a união de aforismos e a linguagem quadrinhistica) e finalmente tratei das inspirações criativas e o método da construção da narrativa “Irmãs de Jornada” que contou com o roteiro de Franco e ilustrações minhas.


Imagens 17 e 18 – Foto durante comunicação oral no VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual sobre Sibilante. Fotos de José Loures
Outro ponto pertinente a destacar, foi que partir das temáticas abordadas em Sibilante, entre elas, a do Sagrado Feminino, apresentei-me no I evento destinado às mulheres nos quadrinhos, o I Lady´s Comics, em Belo Horizonte. Saiba mais sobre este evento aqui: http://ciberpaje.blogspot.com.br/2014/10/iv-sacerdotisa-da-aurora-pos-humana.html

Sibilante e meus fanzines circulam em eventos acadêmicos e não acadêmicos em minhas viagens, e também chegaram por correio a todas as regiões do país - e a outros 11 países - para pessoas que adquiriram, e também envios voluntários a fanzinotecas, artistas e educadores/as.
Voltando a falar dos fanzines criados neste ano, tem o MiniPortfoliozine da IV Sacerdotisa da Aurora Pós-Humana com 32 páginas, formato A8 com seleção de ilustrações minhas, algumas ainda inéditas, outras publicadas em zines, HQs, capa de livro, etc. criadas entre 2014 e 2015. O próximo lançamento será a segunda edição de Abismos do Lobo, com aforismos de Edgar Franco ilustrados por mim, mantendo a proposta dos HQforismos. Tem outras novidades, mas por enquanto ficam como surpresa!

Imagem 19 - MiniPortfoliozine da IV Sacerdotisa da Aurora Pós-Humana

Imagem 20 – Fanzines Da Aurora Pós-Humana (Foto enviada por Alexandre Carlos)
(o que posso adiantar é que os próximos lançamentos serão anunciados nas 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos em agosto, e no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos em novembro deste ano).

Essa é a segunda parte da entrevista da Danielle, ainda há mais partes por vir... aguardem... 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.