16 setembro 2015

Entrevista: Danielle Barros, IV Sacerdotisa. Parte 3 de 4.



4. O que você mais gosta no seu trabalho? 

Sobre meu desenho (sempre digo que tem diversos estágios de evolução!), às vezes falo que alguns desenhos são “rudimentares”, sobretudo os primeiros feitos em 2014, mas isso não significa que estou desmerecendo–os, pelo contrário, eles estão em meus fanzines e eu tenho orgulho de exibí-los pois são parte de meu processo de aprendizado. Mas eu sou realista, alguns são belos, outros nem tanto! Lembro-me do meu orgulho ao mostrar desenhos do meu primeiro fanzine Abismos do Lobo a meus colegas quando desenhava durante as aulas das disciplinas do doutorado. E hoje quando vejo esses desenhos é indiscutível meu avanço, como eu disse, não me envergonho deles, são parte da minha história.

desenho de 2013

desenho de 2015

 "Minha ilustração estampou as pastas do II Entre ASPAS, Encontro de Pesquisadores em Arte Sequencial, 2015 "

Assim como meus desenhos de hoje, que acho ótimos e adoro fazê-los, sei que se eu continuar (e vou) desenhando, logo olharei para eles e verei as limitações. Mas o importante não são as limitações e sim as superações, e principalmente o ato em si de criar, é um transe artístico que considero um “ritual” parte de minha vida. O que eu gosto em meu trabalho é fazer dele minha vida, criação. Meu sonho não é estar nas bancas, submetida aos ditames mercadológicos e editoriais que castram nossa liberdade criativa e expressiva, meu sonho é chegar até as pessoas que buscam arte visceral e genuína, é poder criar sempre. Não almejo lucros. Se ao menos eu conseguir captar os gastos com as despesas (material de desenho, impressões, xerox e correio) já é o suficiente para me deixar muito feliz e motivada! Também me realizo participando de fanzines de artistas que me convidam a ilustrar ou enviar HQ, como a Peibê, Gibiozine, fanzine Quadritos e até a revista Artlectos e Pós-Humanos 8 de Edgar Franco em que participei com HQforismo!

" Eu e a Artlectos e Pós-Humanos 8"

"Eu e o Ciberpajé Edgar Franco durante a Feira de Publicações independentes no II Entre ASPAS"
Eu adoro montar os zines, manusear guilhotina, grampeadores, ensacar, envelopar, escrever bilhetinhos que acompanham os envelopes! Amo desenhar, escrever poemas, o tempo passa e eu nem vejo! Meu maior sonho é poder continuar fazendo isso, sem que eu precise "tirar do meu bolso" sempre, quero chegar a uma arte ‘auto sustentável’, em todos os sentidos!




produção dos zines

produção dos zines


-" Escrever os textos, desenhar, escolher o papel e fitas, cortar e colar as capinhas, colar fitinhas douradas na moldura, costurar as páginas. Mergulhar no mundo dos fanzines é descobrir a arte que vive em cada um de nós."

Preparação de envio de fanzines e HQs e Ilustrações minhas estampadas em Ecobags para Sibilante II

Preparação de envio de fanzines e HQs e Ilustrações minhas estampadas em Ecobags para Sibilante II
Então a possibilidade de poder criar livremente sem censuras editorais, disseminar meus pensamentos, desenhos, poesias através dos fanzines e quadrinhos, e nas oficinas que ministro em diversas oportunidades e espaços, incentivando as pessoas a criarem e descobrir sua própria forma de expressão artística, para mim é o mais importante! 



oficinas de fanzines e quadrinhos 

Para finalizar, é importante dizer que a arte permeia toda minha vida, então incluir os quadrinhos e fanzines em minha vida acadêmica foi algo natural. Da mesma forma, os frutos que estão surgindo são puros e genuínos, consequência da minha dedicação e amor ao que faço. Prova disso são as publicações recentes sobre quadrinhos e zines em capítulos de livros publicados este ano: o capítulo "Agartha: Processo Criativo de uma HQ Poético-Filosófica Sobre o Éden Mítico (Edgar Franco e Danielle Barros)” no livro “Religiosidades nas Histórias em Quadrinhos”, da ASPAS Editora; os capítulos “Histórias em Quadrinhos, Performance e Vida: Da Aurora Pós Humana à “Ciberpajelança” (Edgar Franco e Danielle Barros) e “Oficina de Histórias em Quadrinhos em sala de aula: Produção de HQ pelos alunos de uma escola pública em Rio Branco - Acre” (Danielle Barros), no livro "Arte Sequencial em Perspectiva Multidisciplinar" (na qual eu ilustrei a arte da capa, com cores e projeto gráfico do Ciberpajé) da ASPAS Editora; e o capítulo “BIOCIENSAÚDE - Quadrinhos e Fanzines no ensino de Ciências e Saúde: História de uma Trajetória e de suas descobertas”, p. 61-90 (Danielle Barros Silva Fortuna, Tânia Cremonini de Araújo-Jorge e Paulo Roberto VasconcellosSilva), no livro “Quadrinhos e Educação: Vol1: Relatos de Experiência e Análises de Publicações”, da Editora Faculdade Guararapes. Além das publicações, eu oriento um projeto “BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL EM QUADRINHOS”, composto com três alunas de graduação em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que tem o objetivo de elaborar, por meio de processo participativo, manual de Boas Práticas Laboratoriais (BPL) em formato de História em Quadrinhos.
Livros publicados em que já participei
Como se não bastasse tantos capítulos de livros (!), ainda tive a honra de ser co autora com o artista e prof. Dr. Edgar Franco (UFG), do livro “Processos criativos de Quadrinhos Poético-filosóficos: a revista Artlectos e Pós-humanos” da Editora Marca de Fantasia, ligada ao NAMID – Núcleo de Artes Midiáticas do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPB. Então ao começar a fazer o que eu amo, a vida começou a fluir, e tudo converge para a arte! 

Livro publicado em que sou co-autora





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.