17 setembro 2015

Entrevista Danielle Barros, a IV sacerdotisa. Parte 4 de 4.

5. O que te inspira a criar? 

O que me inspira a criar é o que me inspira a viver. É a vida, a morte, o Cosmos, e todos os renascimentos que vivencio diariamente.

Inspiração (foto tirada no Museu de Ciência e Tecnologia PUC-RS)
6. Uma característica marcante nas suas HQs? 

Minhas criações tem como personagem principal a índia Sibilante, as histórias vivenciadas por ela narram sua busca contra a face obscura do ego e pela transcendência. A problemática que enfatizo em minhas criações diz respeito ao momento em que vivemos hoje, um mundo regido pela fragmentação dos processos, das pessoas e relacionamentos e com isso, como consequência, temos a degradação dos seres, a desconexão com a natureza e da essência do eu interior.

desenhos da IV Sacerdotisa 

Desenhos da IV Sacerdotisa 
Essa desconexão tem gerado sofrimento, guerras e egocentrismo, pois a manifestação da falta de auto amor é a destruição de si e de outros seres. A meu ver é preciso questionar e reverter os valores vigentes na sociedade, entretanto isso só é possível a partir de uma auto revolução. Nesta perspectiva, eu uso a arte como forma de (auto) revolução e como forma para sensibilizar as pessoas sobre essas questões, na perspectiva da arte como cura e fonte de sentido à vida.

Desenhos da IV Sacerdotisa 

Desenho da IV Sacerdotisa
Em suma, a característica marcante em minhas obras é enfatizar a busca de Sibilante no Caminho do autoconhecimento a partir do confronto entre o eu imaginado (o ego forjado pela cultura), e o eu essencial (a descoberta do ser cósmico), e todas as dores e êxtases desse processo. E para tanto, utilizo os quadrinhos e fanzines como forma de expressão artística e experimentalismo do gênero Poético Filosófico para retratar essa jornada cósmica.

7. Você considera que tem um estilo próprio?

Parafraseando o mestre Edgar Franco, não busco ter um “estilo” próprio, pois existem artistas que quando conseguem sucesso em determinada “técnica”, traço, ou forma de expressão, permanece criando da mesma forma e acaba estagnado, deixando de experimentar novas formas de expressão. Procuro aprender a cada dia e meu traço tem mudado muito em um curto espaço de tempo. Tenho vontade de pintar aquarela, usar corel draw, photoshop, aprender esculpir em madeira, e tantas outras coisas que ainda não sei, e estou sempre buscando ampliar meus conhecimentos e formas de expressão! Desta forma imagino que não tenha um “estilo”, e confesso que este não é meu objetivo.

Pintura da IV Sacerdotisa em tinta guache

Pinturas da IV Sacerdotisa em tinta guache 
Quem cria livremente não cria nenhuma limitação técnica ou de nenhuma outra ordem, cria onde e como for! Quem pode dizer se eu tenho um “estilo próprio” talvez seja o público... Devolvo a pergunta às leitoras e leitores de minhas criações!

 IV Sacerdotisa Danielle Barros e Beralto, o Alberto Sousa durante o II Entre ASPAS, 2015.
Gostaria de agradecer a toda equipe do projeto IFANZINE, as bolsistas Kezia Campos, Nathália Campanaro, Sara Gaspar, o bolsista Raphael Viana, e ao coordenador deste lindo e prolífico projeto, o grande Beralto, também conhecido como Alberto de Souza! Tenho que dizer que é sempre uma honra participar deste projeto, contem sempre comigo. Gostaria de ressaltar que tenho uma fanzinoteca itinerante que levo sempre em minhas oficinas de quadrinhos e fanzines e divulgo a arte autoral das pessoas que me enviam suas criações, quem quiser me enviar, retribuo com meus zines (meu endereço postal consta ao final da entrevista!).
Por fim, parabenizo pelo lindo e sério trabalho que vocês estão desenvolvendo! Gratidão, IV Sacerdotisa.


Para adquirir os zines da autora:
Danielle Barros – IV Sacerdotisa
Caixa Postal 88
A/C Teixeira de Freitas – BA - Brasil
45985-970
danbiologa@gmail.com
Facebook: Sibilante


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.