20 maio 2016

SIQ - Semana Internacional de Quadrinhos

Na quinta-feira, dia 04 de maio de 2016, tive a oportunidade de participar do primeiro dia da SIQ - Semana Internacional dos Quadrinhos promovido pela ECO - Escola de Comunicação da UFRJ. Cada evento que o projeto IFanzine nos proporciona são momentos especiais na minha vida, já que conheço várias pessoas que conseguiram viabilizar suas obras (publicações independentes) com seus próprios esforços, e me dão motivo para persistir nos meus sonhos. O evento começou no início da tarde e, enquanto esperávamos a solenidade de abertura, que aconteceu no auditório da Casa da Ciência, localizada nos arredores da ECO-UFRJ, aproveitamos para prestigiar a exposição "Descubra e Divirta-se" onde pudemos explorar e descobrir experimentos interativos de física e química, guiados por monitores muito atenciosos e que nos proporcionaram a boa surpresa de uma experiência educacional e lúdica que não estava na programação, mas que foi muito enriquecedora e envolvente. Após a abertura do evento fomos conhecer a exposição do quadrinhista e ilustrador Manoel Ferreira. Junto à exposição, tinha uma feira de quadrinhos independentes. Uma coisa mais linda que a outra, dava vontade de levar tudo, porém, me controlei. Quando saí de casa havia prometido pra mim que não gastaria dinheiro, mas é impossível isso! O que deixou minha consciência limpa foi não ter gastado dindim com lanches (não que eu seja pão-duro, como minha mãe diz, apenas sou econômica, assim como não sou preguiçosa e sim, prática!). Pedi dedicatórias em tudo que comprei das produções independentes. Espero poder um dia fazer o mesmo, editar e bancar uma produção independente com meu trabalho autoral. Fomos depois em uma oficina de diagramação de quadrinhos e foi muito interessante, mediada pelo Hamilton Kabuna, do grupo Capa Comics, que ajudou-me bastante a organizar meus pensamentos para uma HQ que estou produzindo. O evento finalizou com uma mesa redonda com Ziraldo, Alarcão e Chico Caruso, além de um lanchinho de graça no encerramento. Mas a noite finalizou mesmo com chave de ouro com muita farra na vã, durante o retorno pra casa... Espero que tenhamos mais oportunidades similares! 
(Relato de Sara Gaspar - Bolsista).

Casa da Ciência - exposição
Oficina de Diagramação de HQ com Hamilton Kabuna
Mesa-redonda com Ziraldo, Alarcão e Chico Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.