24 maio 2016

FANEDIÇÃO - ALGUMAS DICAS PARA ILUSTRAÇÕES, COMPOSIÇÃO DE TEXTOS E DIAGRAMAÇÃO

Estamos iniciando a produção de uma nova edição do zine TRAÇOS DE MEMÓRIA, em parceria com os projetos de extensão "Em Cada Canto, um Conto" e "Em Cada Conto, um Encanto", ambos conduzidos no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé, assim como o nosso projeto IFanzine.
Produzir um zine é assumir a autoralidade, sem as amarras da autocrítica e inibição. Vale o lema: "Faça você mesmo(a)". Portanto, num coletivo zineiro não tem ninguém mais capaz ou com talentos especiais, cada um(a) é criador/autor...
Para motivar o(a)s integrantes do coletivo, composto por estudantes da nossa instituição, e quem mais dentre nossos leitores que acaso não tenham feito ainda um fanzine, resolvemos destacar neste post alguns estilos e elementos característicos da editoração de um zine, para que se sintam motivado(a)s a ousar e dar asas à criatividade:

 TÍTULOS COM TIPOGRAFIAS PERSONALIZADAS

Tipografias personalizadas enriquecem o design do zine, portanto, tentem criar letras diferenciadas para os títulos dos relatos. Neste exemplo, um lettering criado por um dos estudantes do Colégio Matias Neto numa oficina de cerca de 40 minutos, trazendo elementos de tipografia de graffitti, muito adequado para a publicação, por ser este um segmento, tal como o zine, de arte urbana.

COLAGENS 
Colagem, um excelente recurso que podemos explorar para dar aquele ar característico de zine. No exemplo em questão, uma colagem de Larissa Amaral, feita na oficina do projeto Café Filosófico, produzindo um divertido cartum com as imagens que selecionou de nossa enciclopédia velha que sempre nos acompanha nas oficinas. 

COLAGENS NOS TÍTULOS
Ainda na ênfase das colagens, veja as tipografias originais produzidas produzidas pela Bruna Lage, para o zine Afroindi#1.


DIAGRAMAÇÕES CRIATIVAS
Aqui um exemplo de diagramação livre, dispondo os parágrafos de forma desalinhada, com apoio das setas direcionais para garantir a leitura na sequência correta, numa solução interessante e inovadora, resultado da liberdade criativa a que Erika Gomes, bolsista do projeto "Em Cada Canto, um Conto" se permitiu.


ILUSTRAÇÕES A PARTIR DE FOTOGRAFIAS
Não só a Érika, no exemplo acima, como a Caroline Nunes, também integrante da equipe do "Em Cada Canto um Conto, usaram fotografias que tiraram do Rio Macaé, próximo ao Mercado de Peixes, e desenharam sobre uma impressão em tons claros (resultado obtido com manipulação digital, mas que pode ser produzida com fotocópias).


LETRAS MANUSCRITAS
A letra manuscrita é muito valorizada na editoração de uma página de zine, dá aquela ênfase na subjetividade, no gestual, no dna de cada autor(a).
(Texto e ilustração de Karoll Castro feita na oficina da Ocupação do C.E. Matias Neto/Macaé-RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.