13 junho 2016

Domingo com zine e extensão acadêmica na rua_Ocupação Cultural Maria Letícia

Neste domingo, 12 de junho, estivemos integrando a programação da Ocupação Cultural da Rua Maria Letícia pela segunda vez, evento este promovido pelo Coletivo Mucambo, iniciativa louvável de artistas produtores culturais independentes de Rio das Ostras que vêm fazendo a diferença na agregação de pessoas, profissionais e idéias numa rede colaborativa de trabalho e fortalecimento do cenário cultural da região. Entre a diversificada programação de exposições, oficinas e apresentações artísticas, esteve a nossa oficina de zine e mostra de publicações independentes e zines começando por volta das 18h e indo até 18h40 com público diversificado e interessado em conhecer e produzir um zine coletivamente. Fizemos uma breve contextualização e histórico dos zines e discorremos sobre os atributos da criação zineira, técnicas e linguagens possíveis de serem utilizadas na fanedição e diferentes formatos de zine, com destaque para as técnicas de dobradura para minizines que sempre despertam muito interesse do público. Em seguida procedeu-se à produção, com diferentes reações, algumas pessoas começando a produzir desenhos e textos com desenvoltura e outras, inibidas inicialmente, logo entendem e se empolgam nos desenhos e textos manuscritos. Um caso que chamou atenção foi uma menina de cerca de 11 anos que disse não saber desenhar. Demos o exemplo de um processo criativo com desenho intuitivo desenvolvido a partir de um rabisco aleatório e um texto desenvolvido a partir da ilustração. Motivada pela nossa ênfase de que se trata de uma publicação amadora e o que vale é a mensagem, não o refinamento técnico, a jovem começou a produzir várias páginas compondo textos e desenhos de forma espontânea. Os trabalhos feitos pelo público presente resultou em 4 minizines que vamos divulgar amanhã aqui no blog.
Tivemos ainda a oportunidade de conhecer pessoalmente o colega zineiro Wagner Nyhyw que é um dos mentores do Coletivo Zine, com o qual pudemos fazer uma oportuna troca de zines e combinar algumas parcerias que em breve estaremos também divulgando. Legal demais foi ganhar um camiseta-zine feita pelo Wagner e que integrará nosso acervo da zineteca IFanzine.
A participação do nosso projeto neste belíssimo evento cultural independente foi como sempre uma agradável ação extensionista/zineira que esperamos se repita muitas outras vezes. Abaixo algumas cenas do evento:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.