26 maio 2016

HQforismos do coletivo IFanzine


Criação: Sara Gaspar

Criação: Beralto

Fomos convidados pelo pesquisador, grande artista transmídia e fanzineiro de longa data, o Edgar Franco (Ciberpaje), para criar Hqforismos e colaborar com uma pesquisa acadêmica que vem orientando na Faculdade de Artes Visuais da UFG, onde atua como professor e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual.  A referida pesquisa enfoca um novo sub-gênero de HQs poético-filosóficas, os Hqforismos.
Com muita honra nos propusemos a desenvolver nossas próprias criações Hqforísticas, entre as quais as que veiculamos acima, de autoria de Sara Gaspar e outra de Beralto. Para quem tem afinidade com as HQs poético-filosóficas comuns ao mundo dos fanzines de quadrinhos nacionais como nós, é uma grande honra exercitar a criatividade e contribuir com esta pesquisa de nossos grandes parceiros Edgar e Danielle que vêm sempre apoiando as iniciativas do projeto IFanzine, inclusive figuram como autores de HQs publicadas na recente PEIBÊ#4, disponível para leitura online aqui no blog.

Transcrevemos abaixo um artigo de Edgar Franco e Danielle Barros sobre os Hqforismos:

HQforismos é um neologismo criado pelos pesquisadores EdgarFranco e Danielle Barros que agrega HQ (histórias em quadrinhos) e aforismo. Segundo o pesquisador Edgard Guimarães (2003), a união de textos e imagens é o conceito base das Histórias em Quadrinhos (HQs), perspectiva por nós utilizada.

Dr. Elydio dos Santos Neto em sua pesquisa de pós-doutorado em artes na UNESP, investigou as “histórias em quadrinhos poético-filosóficas” como um gênero genuinamente brasileiro. Santos Neto (2009, p.90) resumiu as características principais dessas HQs:
São, portanto, três as características que principalmente definem uma história em quadrinhos poético-filosófica: 1. A intencionalidade poética e filosófica; 2. Histórias curtas que exigem uma leitura diferente da convencional; 3. Inovação na linguagem quadrinhística em relação aos padrões de narrativas tradicionais nas histórias em quadrinhos.

Portanto, nos HQforismos convergem: a linguagem das HQ (texto e imagem) e dos aforismos com verve poético-filosófica. O que caracteriza e diferencia os HQforismos das demais HQs poético-filosóficas é o fato de sempre se apresentarem na forma de uma única imagem/desenho e o texto aforístico que a acompanha.. Uma forma de narrativa visual contemporânea que se encaixa muito bem aos novos formatos digitais pela rapidez de sua leitura e absorção no fluxo dinâmico das redes telemáticas, o que facilita sua difusão. 

Franco destaca que “os HQforismos do Ciberpajé integram o gênero de quadrinhos poético-filosóficos, por manterem suas características básicas (experimentalismo, brevidade e intencionalidade filosófica), por apresentarem conexões óbvias com a tradição narrativa das HQs e a tradição filosófica dos aforismos” (Barros & Franco, 2013). Os personagens desenhados nos HQforismos são criaturas da Aurora pós humana, bem como os aforismos que o compõem, são parte desse ideário do artista.

Para conhecer mais sobre o Edgar Franco - Ciberpaje:
http://ciberpaje.blogspot.com.br/

Para conhecer mais sobre a obra de Danielle Barros – Quarta Sacerdotiza:
http://ivsacerdotisa.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.