12 agosto 2016

TRAÇOS DE MEMÓRIA 2


TRAÇOS DE MEMÓRIA
A Traços de Memória 2 traz histórias e relatos coletados durante o ano letivo de 2015, nas turmas de Meio Ambiente e eletrotécnica / PROEJA. O destaque, nesta edição, vai para a participação dos alunos deste último segmento. Quem atua na Educação de Jovens e Adultos depara-se com a multiplicidade de pessoas de diferentes gerações. Múltiplas identidades e diversidades que, muitas vezes, são deixadas de lado no mundo acadêmico, não são levadas em consideração nos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Poder abrir espaço, dar voz a esse grupo, foi muito produtivo, tanto do ponto de vista acadêmico (para alunos e professor) quanto pessoal. Foi prazeroso participar de rodas de "contação de histórias" nessas turmas quando socializaram a pesquisa realizada em suas famílias e comunidades. Foi gratificante ouvir depoimentos informando que, por causa da pesquisa proposta, houve um diálogo maior na família: os mais novos procurando os mais velhos, os mais velhos "puxando" da memória as histórias contadas pelos seus avós e pais, e recontando-as aos filhos e netos.
Com as histórias selecionadas, após processos de transcrição e transcriação, as equipes dos projetos “Em cada canto, um conto”, “Em cada conto, um encanto” e “IFFanzine” deram início às etapas de edição do zine. É impossível não deixar de falar sobre o caráter socializador que o fazer zineiro desperta em todos os envolvidos. A escolha de uma revista artesanal como veículo de divulgação de um fazer pedagógico possibilita “brincar” com a linguagem visual, manipulando textos e imagens, de forma prazerosa, sem preocupar-se com um algum padrão estabelecido anteriormente.
Atualmente estão previstas as seguintes ações: coleta de novas histórias e relatos nas turmas iniciantes; socialização da Traços de Memória 2; oficinas em escolas municipais e estaduais; curso inicial de contadores de histórias destinado a alunos do curso Normal e docentes das redes municipais.
SOBRE O EVENTO
O Lançamento do Zine Traços de Memória 2 contará com mostra de fanzines adquiridos por meio de troca pelo projeto IFanzine e zine produzidos por estudantes em dezenas de oficinas promovidas pelo projeto em escolas das redes públicas da região e campi do IFFluminense. Haverá ainda contação de histórias e apresentações musicais. O encerramento se dará com uma sessão de autógrafos, onde os estudantes que produziram o fanzine farão um desenho inédito em cada exemplar distribuído gratuitamente.
PROJETO IFANZINE
Desde que iniciou suas atividades há 4 anos, o projeto de extensão IFanzine vem promovendo parcerias com inúmeras ações de ensino, pesquisa e extensão, Resultando em revistas artesanais tais como Café Filosófico, Afroindi, Zine da Greve, Traços de Memória e a principal revista do projeto, a PEIBÊ, que vem reunindo estudantes, docentes, pesquisadores e artistas independentes de diversas regiões do país. Em seu quarto número, a revista ganhou no final e janeiro o troféu Ângelo Agostini na categoria fanzine de quadrinhos. Segundo Alberto de Souza, o projeto vem trazendo excelentes resultados na articulação com a comunidade estudantil e externa, e sempre somos convidados para promover oficinas e exposições nas escolas da região e até em eventos de ocupação cultural no meio das ruas e praças, o que representa para nós uma chance de promover a extensão de uma forma muito efetiva e prazerosa, pois trazemos para o projeto a essência do que é a fanzinagem, prática de produzir sua própria mídia e promover a autoralidade, a disseminação e troca de saberes de forma solidária, de acordo com o lema “faça você mesmo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.