19 setembro 2016

OFICINA DE HQFORISMO COM DANIELLE BARROS

O nosso projeto terá a honra de promover nesta quarta-feira, 21 de setembro de 14 às 17h, no miniauditório II do IFFluminense Campus Macaé, uma oficina para quem aprecia quadrinhos e fanzines e educadores que tenham interesse em agregar recursos pedagógicos que estimulem a criatividade e autoralidade. Trata-se de uma OFICINA DE HQforismo - Subgênero genuinamente brasileiro dos Quadrinhos Poético-Filosóficos e que foi batizado por Edgar Franco e Danielle Barros para designar as HQ’s reflexivas, filosóficas, poéticas e autorais de apenas uma página. A proposta criativa independe de habilidades de desenho e o(a)s participantes serão orientado(a)s a desenvolverem suas próprias criações e reflexões Hqforísticas, utilizando técnicas diversas como colagem e desenhos, recursos que são comuns à maneira livre, intuitiva e autoral normalmente presente no processo de produção fanzineira.
A facilitadora, convidada para dinamizar a oficina será Danielle Barros, ilustre parceira de nosso projeto, conhecida em seus trabalhos autoriais como IV Sacerdotisa da Aurora Pós-Humana, zineira, artecientista, bióloga (UNEB), mestre em Ciências (ICICT/Fiocruz) e doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz). Atua como arte educadora com quadrinhos e fanzines no ensino de biociências e saúde. Escreve poesias, ilustrações, quadrinhos e fanzines.
Os HQforismos produzidos na oficina serão selecionados para publicação numa revista editada pelo Projeto de Extensão IFanzine, a ser lançada em outubro no FNPAS - Forum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, na UFG e no IFF Macaé, contando com a participação de, além de Danielle Barros, outros pesquisadores como Edgar Franco(UFG) e Gazy Andraus(FIG-UNIMESP), que são também quadrinhistas pioneiros no gênero de quadrinho poético-filosófico.
Para reservar uma das 20 vagas disponíveis, é necessário enviar mensagem para o email projetoifanzine@gmail.com informando seu nome completo e RG.
Participantes da Oficina de HQforismo receberão um exemplar do metafanzine da Danielle Barros no qual explica o que é zine, como fazer, seu uso como expressão de arte e no ensino. Também receberão um exemplar do zine TRAÇOS DE MEMÓRIA#2 editado pelos projetos de extensão IFanzine e Em cada canto, um conto.
Para conhecer mais sobre a artista Danielle Barros, IV Sacerdotiza da Aurora Pós-Humana: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.