25 outubro 2016

Zines produzidos no III Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial - UFG


Dinamizamos no último sábado uma oficina de zine no III Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, evento promovido pela Associação Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) em parceria com o Grupo de pesquisa Criação e Ciberarte. O evento, sediado na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, contou com apresentação de comunicações, exposição de quadrinhos, mesas redondas, lançamentos, performance e oficinas. A oficina de zine, que contou com 10 participantes, apresentou um breve histórico dos fanzines e foram abordadas questões relativas ao uso dessa revista artesanal enquanto mecanismo potencializador da autoralidade, seu uso na sala de aula e como mídia alternativa contra-hegemônica. Foram apresentados alguns exemplares de zines, com conteúdos, formatos e técnicas diversificadas. Para concluir, os participantes vivenciaram a teoria na prática, com criação, ilustração e edição de um minizine.
Seguem abaixo os zines produzidos pelos participantes, desenvolvidos em cerca de 40 minutos.















4 comentários:

  1. Os Zines ficaram muito bons Profº Alberto... Essa ferramenta como estratégia de ensino realmente funciona. Muito bacana! Adorei participar do evento. Até!

    JoAna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joana! Fico na espera de que você aplique a experiência e compartilhe conosco em breve! Seria maravilhoso podermos postar aqui no blog fotos e comentários de sua experiência docente com uso de zine na sala de aula. Abraço.

      Excluir
  2. Foi muito proveitosa a oficina e como realizo oficinas de quadrinhos aprendi coisas que posso aplicar aqui. Um abraço e parabéns pelo trabalho professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Geraldo. Adorei conhecer também os seus quadrinhos e aguardamos sua participação numa nova edição do zine PEIBÊ. Será uma honra tê-lo junto aos nossos colaboradores. Abraço!

      Excluir

Ficamos muito felizes com o seu comentário.