13 novembro 2016

Oficina de Zine para Exercício da Cidadania em Rio das Ostras

Participantes da Oficina com o Grupo Exercício da Cidadania
Rio das Ostras - RJ
Neste sábado, 12 de novembro de 2016, realizou-se mais uma oficina promovida pelo Projeto IFanzine, deste vez, a convite do Grupo Exercício da Cidadania de Rio das Ostras, formado por integrantes de Conselhos Municipais e Associações de Moradores do município e que pretendem atuar como multiplicadores de informações referentes a controle social e que identificaram no fanzine uma ferramenta útil para ações de educomunicação. A equipe do projeto, representando o Instituto Federal Fluminense campus Macaé, coordenado por Alberto de Souza (Beralto) com a presença dos bolsistas Sara Gaspar e Paulo José apresentou o acervo de zines do projeto para apreciação dos participantes exemplificando diversas técnicas artesanais de produção de imagem, composição de textos e diagramação ao estilo "Faça Você Mesmo". Foram demostrados diversos formatos de fanzine e as técnicas de projetação, detalhes sobre impressão e acabamento gráfico sempre de forma acessível para a utilização desta mídia alternativa mesmo sem dispor de  expertise profissional e recursos computacionais. Formas de distribuição e divulgação integraram a pauta da oficina que foi concluída com a produção coletiva de fanzines em cerca de meia-hora. Decidiu-se pela formação de dois grupos que, como resultado, produziram dois zines. A proposta foi de exercitar a teoria apresentada pela equipe do IFanzine de forma rápida, mas que contemplasse uma vivência prática dos recursos de produção zineira.
Pedro Barbosa de Carvalho, um dos participantes da oficina, considerou o zine uma interessante e importante ferramenta para comunicação com grupos comunitários e expressou o interesse em aprimorar as técnicas apresentadas para efetiva utilização em ações futuras do grupo.
Outra participante, Jéssica Mulinari, considerou ótima a experiência proporcionada pela oficina - " É uma forma de lembrar que em todos nós habita um artista ansioso para se expressar. O zine rompe as barreiras ds layouts padronizados e cheios de estereótipos".
Para nós, que integramos o projeto IFanzine, foi uma grata satisfação contribuir com o grupo Exercício da Cidadania, pois acreditamos nesta real possibilidade do zine como uma ferramenta acessível e democrática para a ações de mobilização social e educacionais seja em espaços formais ou informais, como no caso em questão, e parabenizamos o grupo, esperando ver em breve suas produções zineiras em ações comunitárias de educomunicação.

ZINES PRODUZIDOS NA OFICINA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.