10 novembro 2016

Oficina de zine para professores na FFP/UERJ em São Gonçalo

Participantes da Oficina
Realizou-se na tarde de ontem, 10/11/2016, em São Gonçalo/RJ uma oficina para capacitação de professores, com o tema"Fanzine: Expressividade, Criatividade e Processo Autoral" dinamizado por Alberto de Souza e Andrea Barbosa, respectivamente, coordenadores dos projetos de extensão do IFFluminense Campus Macaé, IFanzine e Em Cada Canto um Conto. Contando com a participação de cerca de 30 pessoas entre docentes e estudantes da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP), foram apresentados um breve histórico dos fanzines, trabalhando o conceito “faça você mesmo” e abordadas questões relativas ao uso dessa revista artesanal enquanto ferramenta pedagógica nas aulas que envolvem produção textual. Ao final os participantes vivenciam a teoria na prática, participando da criação, ilustração e edição de um fanzine.
O evento integrou a programação do “Folheto Aberto: o cordel em cena”, promovido pelo Projeto “Leitura na Cordelteca na FFP”, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Maria Isaura Rodrigues Pinto.
O evento, segundo destacou Beralto, voltado para a valorização da leitura e escrita do cordel no universo da sala de aula foi muito bem recebido pelos participantes, já que o fanzine trabalha com propostas de autopublicação e produção textual autoral como um “parente urbano do cordel”.

ZINES PRODUZIDOS NA OFICINA:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.