30 outubro 2017

Carta-Resenha - Zine BADULAQUES da professora Ioneide Nascimento

Ioneide Nascimento, professora de artes, é entusiasta e pesquisadora de fanzines, mestre em educação pela UFPI, graduada em educação artística e pedagogia, atuando como professora formadora da rede pública municipal de Teresina, e também na rede estadual. A Fanzinoteca IFF Macaé tem vários fanzines enviados pela professora Ioneide em seu acervo. Somos a ela muito gratos pelo apoio que tem dado ao nosso projeto de extensão desde seu início e, por ocasião do aniversário da professora, o Vitor Manoel Fortunato fez a apreciação dos seus zines e escreveu uma carta-resenha do zine "Badulaque" em agradecimento e homenagem à nossa ilustre colaboradora, a qual transcrevemos a seguir:

Macaé, outubro de 2017

Querida Ioneide,

Badulaques/Vida - um dos muito zines da professora de Artes
e pesquisadora Ioneide Santos do Nascimento
Há momentos em que uma sobrecarga de informações pode parar o fluxo de palavras, de modo a nos deixar sem fala, como quando temos muito a dizer, mas tão poucas palavras em mente. E é justamente como me sinto agora, ao menos no meu caso.
Os adjetivos encontrados em minha mente na busca por uma descrição plausível de sue fanzine Badulaques/Vida – só podem balbuciar na tentativa de qualificá-lo em plenitude. Poético, envolvente, cheio de esperança, dor e superação.
O que você fez, Ioneide, foi transpirar um relato profundo e edificante inspirado na feitura gradual de si mesma em meio a aventuras e desventuras. Levando em conta toda a dualidade, todo o misto da própria vida.
Levou-me a refletir sobre os espetáculos que são as pequenas coisas da vida. Sem holofotes. Sem alarde. Sem muitos espectadores.
Muitas são as coisas capazes de nos capturar a atenção, mas se mantivermos os sentidos aguçados à captura dos pequenos momentos que, de tão pequeninos tornam-se doloridos na alma, seremos enfim capazes de contemplá-los e vivê-los com a intensidade que merecem. Seus escritos, ou, ainda melhor, badulaques, como você mesma gosta de intitular, declaram que a distância entre o que é e o que não é compreende uma fonte que só nós mesmos podemos perceber. E para sincero, não é uma jornada fácil.
Ao longo da vida somos treinados para ser grandes em tantas coisas e em contrapartida nos tronamos maltrapilhos na área da emoção. Acredito que o processo de invenção de si mesmo, citado por você em algum momento, seja justamente sobre se achar em meio a tudo isso e restaurar o solo da emoção que se vê infértil. Como você mesma disse, em outras palavras, digo: somos nós, nossos próprios vampiros emocionais.
Quando acreditamos, nada há que não possa acontecer, principalmente no País das Fanzimaravilhas, não é mesmo? 
Por fim, deixe apressar-me em admitir minha grande admiração pelo seu trabalho, na espera de que você continue acreditando e fazendo poesias no caos, esperando o melhor nos piores momentos e saboreando as pequenas alegrias que só nós mesmos podemos encontrar, criar e reinventar.

Um abraço,

Vitor Manoel Fortunato + Equipe IFanzine.

Badulaques #02 - Vida
Editora: Ioneide Santos do Nascimento
Conteúdo: Relatos de Vida
Formato: A6 (08 páginas p/b)
Data da edição: ?
Local: Teresina - PI
Contato: ione_renoir@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.