07 outubro 2018

II MOSTRA DE ZINES PEIBÊ CELEBRA UM ANO DA FANZINOTECA


A Fanzinoteca IFF Macaé celebrará o Dia Nacional do Fanzine, como o faz há 5 anos, com a II MOSTRA PEIBÊ DE ZINES, e este ano contaremos com a presença de autor@s do Rio  de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e de cidades vizinhas, bem  como a prata da casa. A programação abrangerá nos dois dias do evento, 25 e 26 de outubro, oficinas, rodas de conversa, exposição e feira de zines, representando um avanço em relação à edição passada, indicando a crescente proposta de fortalecimento da cena alternativa dos fanzines e interiorização da cultura. A Fanzinoteca é uma das poucas do gênero no mundo, oportunizando um espaço singular de estímulo à autoralidade, contribuindo com a preservação da memória das publicações independentes e contra-hegemônicas. O espaço está à serviço da comunidade não só interna, como da comunidade externa, na capacitação de educadores para uso das revistas artesanais como ferramenta no ensino-aprendizagem, bem como servir de espaço de estímulo à literatura popular. Funcionando diariamente de segunda a sexta de 13h30 às 16h30, a fanzinoteca já recebeu mais de 1300 pessoas no seu primeiro ano e conta comum acervo de cerca de 1000 publicações obtidas por meio de intercâmbio e colaboração de artistas/autores do país afora. 

II MOSTRA PEIBÊ DE ZINES E PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES.
Dias 25 e 26 de outubro na FANZINOTECA IFF MACAÉ.

ENDEREÇO PARA REMESSA DOS ZINES PARA COMPOR A MOSTRA:
Instituto Federal Fluminense (A/C Alberto Carlos Paula de Souza)
Rodovia Amaral Peixoto, km 164, Bairro Lagoa
Macaé-RJ. 
CEP: 27.925-290
Email: projetoifanzine@gmail.com

PARA SER EXPOSITOR NO EVENTO (inscrições até 20 de outubro):
Inscreva-se mediante o preenchimento deste formulário e terá direito a um espaço para expor/trocar/vender sua publicação (sob sua inteira responsabilidade) nos dias 25 e 26/10, de 14 às 18h no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé.
Não deixe de participar deste momento histórico com seu fanzine e/ou publicação independente.

CONFIRA ALGUMAS PRESENÇAS CONFIRMADAS:


CAROLE BÊ
Zine Disperso
Carole Bê é poeta e mora no Rio de Janeiro.
Publica zines e livros de artista pela editora independente Prensa Cartucheira, fundada por ela em 2013.

Contatos de divulgação: 





DAVID BEAT

David Beat é um ilustrador underground. Sua arte é um mesclar de subconsciente e surrealismo. Carregada de simbologias, suas ilustrações nos remetem a algo por vezes indecifrável, quase como um quebra-cabeça esquizofrênico. O autor vê o Surrealismo como um espelho, no qual o espectador se depara com os fragmentos de sua psique. 
Entre suas referências estão: John Kenn Mortensen, Jean Giraud, Henry Jaepelt, Junji Ito, com destaque para obra “Uzumaki”. Fã assumido de cultura japonesa, tem como atividade nas horas vagas sempre está assistindo animes, lendo ocasionais mangas, lendo um livro ou ouvindo música indie. Não tem o hábito de desenhar sempre, somente quando há impulso interno ou algo que excite sua mente criativamente. 
O autor também responde por um zine de nome homônimo, no qual difunde suas ilustrações para os aficionados; “Artistas do Underground” um zine colaborativo; “Imagine” um zine folder; “Grito Marginal” um zine apenas on line.
Como um adepto da cultura zineira, sempre que possível se embrenha em zines de amigos, constando em diversos zines espalhados por aí.
E seu projeto mais recente é uma HQ de nome “O amuleto”, inspirada depois que o autor se deparou com uma Hq de Moebius de nome “Arzach”.     
Até o presente momento, encontra-se residente no interior de Duque de Caxias, no bairro Xerém. E segue acreditando na cultura  D.I.Y.
Para quem quiser ficar por dentro do que o autor anda produzindo segue aqui links para melhores esclarecimentos:
Instagram: @davidbeatilustra                                   



RÔMULO FERREIRA

Rômulo Ferreira é autor e artista prático autodidata, editor de fanzines (publicações independentes).Organizador e criador do Coletivo AMEOPOEMA (fb.com/ameopoema); grupo que estuda tendências literárias e artísticas urbanas em parceria com o Selo Editorial Outras Dimensões. Idealizador da Mostra Grampo de Fanzines e Afins. Publicou alguns livros, ajudou em outros, espalhou alguns fanzines de conteúdo literário pelas cidades e sigue produzindo arte independente; a qualquer custo.
Publicações autorais: 

Coletâneas e fanzines autorais: ‘‘13 Poemas Manuscritos’’, 2006 ‘‘Homem sem Rosto’’, 2006 ‘‘Poesia Para Nada’’, 2006 ‘‘Aprisionado’’, 2007 ‘‘Tude o Consdestrução’’, 2007 ‘‘O Anarquismo’’, 2007 ‘‘Amor e Anarquia’’, 2008 ‘‘3x4’’, 2009 

Livros: 
‘‘Color de Luna’’, 2009 ‘‘Boa Noite Meretriz’’, 2010 ‘‘Amorfo’’, 2011 (Ed. Clube dos Autores - SP) ‘‘Amigos da Natureza’’, 2011 ‘‘Olhares e Silêncio’’, inédito ‘‘Preto Nu Branco’’, Inédito ‘‘Soco No Olho’’ (vol 01, 02 e 03) ‘‘Áspero’’ – poesia em processo, 2016 ‘‘Despoesia’’ – textos pós poéticos, 2016 

Fanzines e afins: 
‘‘Descontemplados Zine’’, desde 2001 ‘‘Silhueta Zine’’ (desde 2005) ‘‘Sol e Lua, (2009)‘‘AMEOPOEMA’’ ( desde 2010) ‘‘Suplemento Acre’’ ( desde 2012), ‘‘Mínimo Livro’’ (2013) 
‘‘Coluna Com Verso’’ – Arte escrita e, Coluna (MG) 

Contatos:
Telefone: (31) 9 7526 3996
E-mail: romulopherreira@gmail.com
Facebook.com/silhuetaartzine
Instagram: @romulo_pherreira

SERGIO JÚNIOR 
(Zine Fécum)


Sergio Júnior nasceu em 15/11/1967, um escorpiniano à risca e que desde cedo se viu envolvido com artes, participando de teatrinhos escolares, bandas musicais, fez inúmeros poemas ( hoje, esporadicamente ) e publicações independentes. E foi neste segmento, dos fanzines, que mais conheceu novas amizades e produziu. Muitos de seus zines, continham um "algo a mais". Por exemplo, num fanzine feito sobre tortura, Mr. Blackwell, pincelou o próprio sangue em cada exemplar. No fanzine poético Cemitério de Ilusões, enviou um punhadinho de terra retirada do Cemitério São João Batista. No número 1 do Fécum, seguiu com um punhado de fumo de cigarro... entre outros.  Após a comemoração dos 30 anos do personagem, em 2009, saiu de cena, sem alarde, por diversos motivos particulares... Até aí, foram 7 números, onde em cada um seguiu um esquema. Um, só feito por ele mesmo, outro por amigos, outro com o Fécum encontrando vários personagens do alternativo, etc.  Retornando neste 2018, visando a Mostra PEIBÊ, que foi indicado por Anita Costa e José Zinerman. E em 2019, quer ver todos na comemoração dos 40 anos do Fécum.
Além do Fécum, realiza parcerias com o personagem Budum ( de Rafael, de SC ), e outros tais como Guiminha e Black.

Contatos:
Email: sergiocriss@gmail.com


YASSU NOGUCHI



Yassu Noguchi reside no Rio de Janeiro, é poeta, palindromista, produtora cultural, zineira e autora do livro independente Meu olho não puxado puxou o lado errado. Através de seu selo Nouvelle Fanzine lançou os zines Poemas para ler da esquerda para a direita, amorzine, céu mar, Tirinha,Você é poeta? Legal. Mas trabalha com o quê?,zinerótico, golpe-palíndromo, e feminicídio edifício. Sua produção é inspirada nos haicais japoneses, na poesia concreta e na cultura de rua, como os slams de poesia.
Contatos:
Celular: (21) 99683-1483
E-mail: nouvellefanzine@gmail.com
Facebook:
www.facebook.com/yassu.noguchi 
www.facebook.com/Nouvelle-Fanzine-427719683983020/
Instagram:
@yassunoguchi
@nouvellefanzine


MATHEUS DE ARAÚJO

Cria da favela Rubens Vaz, no Complexo da Maré, Rio de Janeiro. Escorpiano, nasceu no halloween de 1997, filho de Rosemery Félix e Marcelo Fonseca. Formado no ensino médio-técnico integrado em Mecânica no CEFET/RJ, estudante de Letras - Literaturas na UFRJ, tem poemas publicados na antologia poética "Poesias Flupp Pensa 2016" e "Seis temas à procura de um poema", da (FLUP), e autor do recém lançado "Maré cheia", seu primeiro livro autoral de poesias. Participou da programação oficial da 16ª Feira Literária Internacional de Paraty, a FLIP 2018. Baterista, fotógrafo, poeta favelado, amante do basquete e da dança, suas principais referências são poetas negras. Seu lema é Lealdade."
- Os contatos de divulgação são:
Facebook: https://www.facebook.com/math.araujo.poesia/
Instagram: https://www.instagram.com/math.araujo.poesia/


FABÍOLA BARCELOS


Professora apaixonada por literatura e poesia, Biblioterapeuta, criadora do projeto de incentivo à leitura Passarinhos no sótão (2012) e idealizadora do projeto Ninho de leitores, onde atua como mediadora de leitura no CIEP 455 M. Maringá desde 2016. Conheceu os zines através da poesia e agora produz e incentiva seus alunos a produzirem também.

Seus zines poéticos trazem uma proposta terapêutica pois acredita na escrita como forma de expressão e autoconhecimento. 
Além dos zines, ela produz garrafinhas com poemas e caderninhos artesanais.
Conhecer a FANZINOTECA foi um impulso para criar os seus zines.
Fabiola Poetisa: @passarinhos_no_sotao  (Instagram)
Passarinhos no sótão  (Facebook) 
Grupo de Leitores Passarinhos  (Facebook)

GRUPO DE LEITORES PASSARINHOS

O Grupo de Leitura do CIEP 455 Maringá, conheceu o fanzine através de uma visita ao IFF MACAÉ. Os alunos ficaram apaixonados pelas diversas possibilidades de se expressarem e, incentivados pela professora Fabíola que coordena o projeto, começaram a produzir seus zines.
@passarinhos_no_sotao  (Instagram)
Passarinhos no sótão  (Facebook) 
Grupo de Leitores Passarinhos  (Facebook)





DIEGO GOMES

Diego Gomes, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim - ES, em 1991. Seu primeiro contato com o fazer arte foi no segundo ano do Ensino Médio, ao começar a fazer graffiti nas ruas da cidade neste mesmo ano (2007). Um ano depois, passa no processo seletivo do IFF Campos-Centro para a graduação em Design Gráfico. Em 2009 muda-se para Campos dos Goytacazes onde finaliza a graduação no ano de 2013, apresentando seu TCC (Livro de Poesias: um projeto editorial ilustrado). Em 2015, começa a publicar online suas primeiras tiras e em 2017 lança seu primeiro zine impresso ("Perrengue da Porra", uma trilogia que já está com sua terceira e última edição em processo). Trabalha principalmente como ilustrador freelancer e na confecção de painéis sob encomenda."
Facebook: fb.com/diego.gasgomes
Instagram: @gas_gomes (instagram.com/gas_gomes)
E-mail: diegomelogomes@hotmail.com
Whatsapp: (22) 99729-0643

HQ's SEM ENDEREÇO 


Projeto de incentivo a aprendizagem orientado pelo Profº  de Língua Portuguesa Romario Novaes, e tem como objetivo divulgar as produções independentes dos alunos do IFBA-Campus Ilhéus, bem como, proporcionar o conhecimento da nona arte como um meio de comunicação social.


CONTATO DE DIVULGAÇÃO: 
Instagram: @semenderecohq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.