10 outubro 2018

Oficinas da II Mostra de Zines PEIBÊ - Programação

A II MOSTRA DE ZINES PEIBÊ terá uma programação diversificada de oficinas que acontecerão na Fanzinoteca pela manhã, de 8 às 12h nos dias 25 e 26 de outubro. 
Confira abaixo:


25/10 - QUINTA-FEIRA

08 às 10 H

OFICINA DE ZINE POP-UP
SARA GASPAR
Graduanda em Ciências Biologicas pela NUPEN/UFRJ, egressa do curso de eletrônica do IFFluminense Campus Macaé, Sara foi bolsista do projeto de extensão IFanzine por 3 anos e hoje está ampliando sua vivência com os fanzines como bolsista no projeto Comer pra Quê da UFRJ, 
projeto que visa despertar a consciência crítica de que suas práticas alimentares são frutos de ações políticas.

A proposta da Oficina é apresentar as possibilidades criativas com feitura de publicações experimentais-artesanais à maneira DIY dos fanzines, com técnicas de dobradura que saltam das
páginas, oportunizando novas dimensões para exercício de autoralidade zineira.

Vagas: 30.

10 às 12 H

OFICINA “ZOOZINE”: 
PECULIARIDADES ANIMAIS E SUA POSSÍVEL UTILIZAÇÃO EM FANZINES

Elidiomar Ribeiro da Silva
Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Zoologia (UFRJ)
Professor do Departamento de Zoologia da UNIRIO
Cadastrado como coorientador junto ao Mestrado em Divulgação Científica da FIOCRUZ
Luci Boa Nova Celho
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (FAHUPE), Mestre em Entomologia (UFV), Doutora em Zoologia (UFRJ), Pós-doutora em Biodiversidade Neotropical (UNIRIO)
Bióloga do Departamento de Zoologia da UFRJ
Cadastrada como coorientadora junto ao Doutorado em Entomologia da UFV
Editora da revista “A Bruxa”

A proposta da Oficina é pesquisar, à luz dos conhecimentos da Zoologia, grupos e características animais que podem ser explorados em fanzines e outros produtos da cultura pop. Total ênfase será dada a espécies da fauna brasileira, bom como elementos populares em manifestações folclóricas.

Vagas: 20.

26/10 - SEXTA-FEIRA

08 às 10 H

OFICINA EXPERIMENTAL DE FANZINES
Rômulo Ferreira 
Graduando em Pedagogia pela Universidade federal de Ouro Preto, trabalhoa com zines e publicações independentes desde de 1999. Qundo criou seu primeiro fanzine “Descontemplados Zine” desde ai nunca mais parou, edita o Fanzine AMEOPOEMA, o Suplemento Acre, possui  5 livros que mesclam técnicas de zine com publicação editorial.
Em 2015 criou a Mostra Grampo, maior evento da capital carioca destinado aos amantes do Fanzine. 

Quem produz um fanzine quer criar vias, meios de apropriar‐se e de dialogar com manifestações sem espaço de circulação. Por meio das publicações independentes, o zineiro conhece, aprecia, apreende e faz parte de diferentes manifestações: ele cria um diálogo que anteriormente não existia. 

Vagas: 30.


10 às 12 H

OFICINA DE ANIMAÇÃO STOP MOTION
CLEO FURTADO
Licenciada em Artes Visuais pela UFPR. Especialista em Educação Tecnológica pelo IFES. Participou de duas etapas do curso de Formação de professores do Anima Mundi. Arte-educadora da rede Municipal de Macaé como professora da Oficina de Animação, Robótica e Games para as séries finais do Ensino Fundamental.

A proposta da Oficina é explorar os elementos básicos da animação, produzindo brinquedos ópticos e experimentando técnicas em STOP MOTION por meio de desenhos sequenciados e recortes de papel, criando assim pequenos filmes e gifs animados utilizando aplicativos de celular.

Vagas: 20.


As inscrições estão abertas e as vagas podem ser reservadas pelo email: projetoifanzine@gmail.com ou na Fanzinoteca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.