A II MOSTRA DE ZINES PEIBÊ terá uma programação diversificada de oficinas que acontecerão na Fanzinoteca pela manhã, de 8 às 12h nos dias 25 e 26 de outubro.
Confira abaixo:
25/10 - QUINTA-FEIRA
08 às 10 H
Graduanda em Ciências Biologicas pela NUPEN/UFRJ, egressa do curso de eletrônica do IFFluminense Campus Macaé, Sara foi bolsista do projeto de extensão IFanzine por 3 anos e hoje está ampliando sua vivência com os fanzines como bolsista no projeto Comer pra Quê da UFRJ,
projeto que visa despertar a consciência crítica de que suas práticas alimentares são frutos de ações políticas.
A proposta da Oficina é apresentar as possibilidades criativas com feitura de publicações experimentais-artesanais à maneira DIY dos fanzines, com técnicas de dobradura que saltam das
páginas, oportunizando novas dimensões para exercício de autoralidade zineira.Vagas: 30.
10 às 12 H
OFICINA “ZOOZINE”:
PECULIARIDADES ANIMAIS E SUA POSSÍVEL UTILIZAÇÃO EM FANZINES
Elidiomar Ribeiro da Silva
Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Zoologia (UFRJ)
Professor do Departamento de Zoologia da UNIRIO
Cadastrado como coorientador junto ao Mestrado em Divulgação Científica da FIOCRUZ
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (FAHUPE), Mestre em Entomologia (UFV), Doutora em Zoologia (UFRJ), Pós-doutora em Biodiversidade Neotropical (UNIRIO)
Bióloga do Departamento de Zoologia da UFRJ
Cadastrada como coorientadora junto ao Doutorado em Entomologia da UFV
Editora da revista “A Bruxa”
A proposta da Oficina é pesquisar, à luz dos conhecimentos da Zoologia, grupos e características animais que podem ser explorados em fanzines e outros produtos da cultura pop. Total ênfase será dada a espécies da fauna brasileira, bom como elementos populares em manifestações folclóricas.
Vagas: 20.
26/10 - SEXTA-FEIRA
08 às 10 H
OFICINA EXPERIMENTAL DE FANZINES
Rômulo Ferreira
Graduando em Pedagogia pela Universidade federal de Ouro Preto, trabalhoa com zines e publicações independentes desde de 1999. Qundo criou seu primeiro fanzine “Descontemplados Zine” desde ai nunca mais parou, edita o Fanzine AMEOPOEMA, o Suplemento Acre, possui 5 livros que mesclam técnicas de zine com publicação editorial.
Em 2015 criou a Mostra Grampo, maior evento da capital carioca destinado aos amantes do Fanzine.
Quem produz um fanzine quer criar vias, meios de apropriar‐se e de dialogar com manifestações sem espaço de circulação. Por meio das publicações independentes, o zineiro conhece, aprecia, apreende e faz parte de diferentes manifestações: ele cria um diálogo que anteriormente não existia.
Vagas: 30.
10 às 12 H
CLEO FURTADO
Licenciada em Artes Visuais pela UFPR. Especialista em Educação Tecnológica pelo IFES. Participou de duas etapas do curso de Formação de professores do Anima Mundi. Arte-educadora da rede Municipal de Macaé como professora da Oficina de Animação, Robótica e Games para as séries finais do Ensino Fundamental.
A proposta da Oficina é explorar os elementos básicos da animação, produzindo brinquedos ópticos e experimentando técnicas em STOP MOTION por meio de desenhos sequenciados e recortes de papel, criando assim pequenos filmes e gifs animados utilizando aplicativos de celular.
Vagas: 20.
As inscrições estão abertas e as vagas podem ser reservadas pelo email: projetoifanzine@gmail.com ou na Fanzinoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficamos muito felizes com o seu comentário.