28 junho 2019

TERCEIRA MOSTRA PEIBÊ abre CONVOCATÓRIA para Fanzineira(o)s e Autora(e)s Independentes

CARTAZ III MOSTRA PEIBÊ

CONVOCATÓRIA À COMUNIDADE FANZINEIRA

III MOSTRA PEIBÊ DE ZINES E PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES.
Dias 16 a 18 outubro na FANZINOTECA do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé (RJ).

A Fanzinoteca IFF Macaé foi inaugurada em 11 de outubro de 2017 a partir do trabalho seminal do projeto de extensão IFanzine que promove a aplicabilidade dos fanzines (fanatic + magazine) no ensino e aprendizagem, oportunizando a montagem de um crescente acervo de publicações produzidas pelos estudantes e de outra(o)s autora(o)s do país obtidas por meio de doações e trocas. A Fanzinoteca tem como missão a preservação da memória das publicações independentes e paratópicas, promovendo ainda a utilização do potencial criativo dos estudantes, inspirado no lema “faça você mesmo”, que está no cerne do fanzinato, constituindo-se num mecanismo de estímulo ao exercício da autoria e autonomia. A Fanzinoteca macaense é uma das raras do gênero no mundo e a singularidade de estar alocada numa escola pública de ensino profissionalizante fortalece a proposta de apresentar e disseminar os zines num contexto intergeracional.
O Coletivo Fanzinoteca edita, entre outras publicações zineiras, o PEIBÊ, zine de HQs autoriais que dá nome ao evento, e que foi contemplado com o troféu Ângelo Agostini em 2016 e selecionado em 2019 para a Exposição de Quadrinhos Alternativos de Angoulême, o que representa uma grande visibilidade e reconhecimento do potencial da iniciativa que integra a vivência do fanzinato ao processo educacional para a autonomia. A Fanzinoteca, sediada em uma instituição de ensino público profissionalizante da rede federal, contribui assim para a preservação da memória das publicações marginais e independentes, com o estímulo à produção autoral, fortalecendo a cultura zineira para as novas gerações.
Para a realização desta terceira Mostra, assim como nas edições anteriores, pedimos a(o)s amigo(a)s zineiro(a)s que nos enviem exemplares de suas produções. As publicações que eventualmente não cheguem a tempo para a exposição serão integradas ao acervo da mesma forma e todo(a)s o(a)s colaboradore(a)s receberão em troca zines produzidos pelo projeto.
A Mostra de Zines contempla Feira de Venda e troca de Zines, com disponibilização de mesa para expositor(a) nos três dias do evento, que pode ser reservada mediante o preenchimento da ficha de inscrição:

POST PARA DIVULGAÇÃO - III MOSTRA PEIBÊ
Para quem não puder comparecer, mas que deseja enviar publicações para a Exposição, é importante também o preenchimento da respectiva ficha, além da remessa do exemplar físico:

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA III MOSTRA PEIBÊ SERÁ DIVULGADA EM BREVE. O evento é gratuito e aberto não só à estudantes e servidores da instituição, como também à toda comunidade externa interessada.

ENDEREÇO PARA REMESSA DOS ZINES:

FANZINOTECA IFF MACAE
CAIXA POSTAL 109766
Rua Paranaíba 126
Rio das Ostras – RJ
CEP 28893970

Para mais detalhes entre em contato com o e-mail: projetoifanzine@gmail.com

Conheça também os fanzines do Coletivo Fanzinoteca / Projeto IFanzine:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.