O Ciberpajé apresentou aspectos da bioengenharia e cibernética que evidenciam o futuro que ele projeta em sua obra. |
Nesta tarde da quarta-feira, 15 de fevereiro, tivemos a honra de assistir a uma vídeo-conferência com o Ciberpajé/Edgar Franco, pesquisador e professor da FAV/UFG, artista transmídia criador do universo ficcional Aurora Pós-Humana, cujo tema foi "Processos Criativos de Histórias em Quadrinhos Autorais; do Tradicional ao Experimental".
Os estudantes presentes, professores e participantes do projeto IFanzine pudemos aprender um pouco mais sobre os fundamentos em que o artista embasou a criação de seu universo ficcional que se projeta para cerca de 300 anos à frente de nosso tempo, no qual teremos seres humanos híbridos homem-máquina e criaturas geradas à partir da manipulação genética. Neste cenário futurístico Edgar Franco desenvolve sua criação hipermidiática numa proposta autoral, envolvendo a produção de histórias em quadrinhos e performances musicais que se destacam pela liberdade criativa e total controle sobre sua produção artística, de forma desprendida e autônoma, priorizando sua condição de artista independente autoral.
Apresentação de diversos processos experimentais na criação de HQs autorais. |
Os estudantes presentes ficaram encantados com as diversas proposta experimentais inusitadas para produção de histórias em quadrinhos e se manifestaram motivados a praticar algumas das técnicas propostas pelo autor quadrinhista.
A seguir um relato de Sara Gaspar, estudante que integra a equipe do projeto IFanzine:
Ser rico não é ter posse de bens materiais, ser rico é ter a capacidade de transmitir algo de bom para outras pessoas e apenas quem possui essa virtude são aqueles que a buscam. Hoje cresci tanto quanto artista como pessoa através de mais uma experiência que o projeto IFanzine me proporcionou, eu percebi que a arte é um abismo incessante, quanto mais nos aprofundamos, mais ela tem para nos surpreender.
Foi através do Beralto que pude conhecer o universo dos zines e a partir daí o projeto IFanzine vem me proporcionando experiências que jamais imaginei obter. Já tive a honra de conhecer o mundo do HQforismo através de uma oficina regida por Danielle Barros e hoje a de explorar os processos criativos a partir dos conhecimentos do Edgar Franco.
"A arte é a razão de minha existência" - Ciberpajé. |
A palestra começou com assuntos pertinentes da atualidade, assuntos que não são questionados abertamente como tantas coisas fúteis que a mídia faz questão de abordar. Somos apenas um produto moldado pela sociedade e as nossas essências são perdidas, não conhecemos o nosso próprio interior porém o Ciberpajé, em poucas horas, me mostrou a importância do autoconhecimento e como a arte está conectada. Conheci alguns de seus belíssimos trabalhos enquanto explicava os processos inusitados de criação e apenas pelo brilho do seu olhar já transmitiu uma vontade insaciável de criar e o entusiasmo ao falar do que ama transcende a sua essência. A tarde passou de modo prazeroso, reflexivo e de aprendizado.
Sara Gaspar
Em nome do Instituto Federal agradecemos ao amigo Edgar Franco pelo fantástica vídeo-palestra na qual pudemos conhecer mais sobre suas inúmeras técnicas em HQ poético-filosóficas, sempre imbuídas de entusiasmo e energia criativa contagiante. Ficou em aberto a proposta de novas parcerias na criação de fanzines e certamente termos novidades em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficamos muito felizes com o seu comentário.