02 setembro 2017

Evento e fanzine sobre Depressão na Escola

Cerca de 1000 pessoas participaram do evento
que aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto.
 Com o objetivo de tratar do tema Depressão no ambiente escolar, realizou-se nos dias 29 e 30 de agosto um seminário, como atividade letiva para todos os estudantes, que agrupou esforços de equipe multidisciplinar, capitaneada pelo psicólogo do IFF Macaé, Marcelo Quirino, além de assistentes sociais e corpo pedagógico da instituição, e cerca de 100 voluntários, a maior parte, estudantes, sob o título que encerra uma interrogação – “Depressão, e Eu com Isso?”.
A pergunta em questão, trouxe à baila a reflexão sobre o papel dos diferentes segmentos da instituição frente a este problema que, embora presente de forma incontestável como “mal moderno” frequente na vida de muitas pessoas, não costuma ser tratado de maneira adequada e frequentemente percebem-se muitos mitos e preconceitos em torno do assunto.  
Segundo o psicólogo Marcelo Quirino, o evento foi motivado pelo intento de dirimir os tabus e a desinformação sobre essa psicopatologia que acomete a todos, sem distinção de idade. Considerando todos os prejuízos claramente perceptíveis em diversos âmbitos, inclusive na vida dos estudantes e servidores, em suas diversas dimensões, seja social, afetivo, relacional, profissional, cognitivo ou acadêmico, afeta seriamente a vida de todos.
Conforme divulgado no portal do IFFluminense, Marcelo comentou que o evento não pretendeu ser resolutivo de determinada questão, mas não deixou de possibilitar um outro olhar sobre aquilo que nos assola. "Temos alunos felizes, menos angustiados, servidores mais próximos uns dos outros e que trocam informaçoes sobre o que ouviram, referindo-se ao saldo unanimemente positivo, conforme as manifestações dos estudantes, servidores, visitantes e pais de estudantes que concorreram maciçamente ao evento, nos dois dias dedicados à promoção de palestras, oficinas, apresentações artísticas e também o lançamento e distribuição do fanzine desenvolvido especialmente pelo Coletivo IFanzine para o evento.
FANZINE DA DEPRESSÃO
O zine elaborado pelos estudantes do IFF Macaé, apresenta
diversos olhares sobre o tema depressão de forma criativa.


O Fanzine, com título homônimo ao evento, foi proposto pela comissão organizadora durante a estruturação da programação, ao coordenador do projeto IFanzine, Beralto, que prontamente acatou o desafio de envolver os estudantes na produção autoral. Segundo Beralto, os estudantes que atuam no projeto IFanzine, bolsistas de extensão e voluntário(a)s, já estão acostumados a encarar propostas interdisciplinares, travar parcerias com os diversos segmentos da escola, seja ensino, extensão ou pesquisa, e conduzir processos criativos à moda “Do it Your Self”, de forma destemida e espontânea, pois já incorporaram o espírito zineiro de expressar ideias, deixando de lado a premissa de que a suposta “falta de criatividade” ou “falta de jeito para artes visuais/manuais” ou a falta de expertise é obstáculo para se fazer uma revista artesanal. Já são quase cinco anos em que nosso projeto incorporou ao cotidiano da escola a proposta do fanzine, percebida como uma ferramenta de inestimável valor tanto no processo ensino e aprendizado, seja como estímulo à produção textual e/ou método avaliativo, como também, vem sendo acolhido como mídia alternativa com ampla eficácia educomunicacional. Somente neste mês de agosto, além do evento sobre o tema depressão que mobilizou toda a comunidade estudantil, sendo um excelente momento para dar visibilidade ao fanzine e ao projeto, atendemos mais de 200 estudantes, num trabalho de Língua Portuguesa e Literatura, como processo avaliativo, subsidiado pelas oficinas que o projeto realizou à convite de duas professoras da escola”, complementou Beralto.
Em meio às várias atividades desenvolvidas em salas de aula e auditórios da escola no decorrer dos dias 29 e 30 de agosto, o projeto IFanzine se fez presente durante todo o evento com uma sessão de autógrafos, na qual participaram o(a)s estudantes autore(a)s com uma sessão de autógrafos, que sempre acontece quando do lançamento dos zines produzidos pelo projeto, como forma de dar relevo ao zine como estímulo à autoria e estabelecer uma relação mais fraterna e horizontal entre leitor/autor, prática implícita na cultura fanzineira.

A PRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO ZINE
O zine, com 20 páginas reproduzido em fotocópia, contou
com tiragem especial de 50 unidades com capa cartoneira.
A feitura do zine envolveu a participação do coordenador do projeto IFanzine, o Beralto (Alberto de Souza) e o psicólogo Marcelo Quirino, coordenando a produção dos estudantes. Realizou-se uma oficina no mês de julho e aconteceram convocatórias junto aos grupos de voluntários nas redes sociais. Os estudantes vinculados ao projeto, bem como voluntário(a)s colaboraram nas produções com cartuns, HQs, ilustrações e poemas. O fanzine, em formato 10x15cm, 20 páginas em preto e branco, reproduzido em fotocópia, contou ainda com uma versão online com conteúdo extra e que foi lançado simultaneamente no dia 30 às 16h, tal como divulgado na fanpage do projeto IFanzine. O zine impresso contém um QR Code que facilita o acesso ao link do e-zine.  Outra novidade é que a edição de 300 exemplares contou também com uma tiragem de 50 unidades com capa cartoneira, utilizando papelão reaproveitado pintado à mão com guache por meio de técnica de stencil. A manufatura desenvolveu-se em mutirão reunindo os autores e outros integrantes do corpo de voluntários do evento.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ZINE NO EVENTO
Transcrevemos a seguir algumas reflexões do organizador do evento, o psicólogo clínico Marcelo Quirino sobre o evento e a utilização do zine como um dos suportes para o protagonismos dos estudantes do campus Macaé no evento em questão:
Sessão de autógrafos, a celebração da autoria, oportunizada
pelo processo criativo DIY.
“ Falar tudo o que vem à mente é a lei da Psicanálise. Então quem deita no Divã tem apenas uma regra inicial: falar. E falar sobre é o que fazemos num processo de análise. Um falar sobre o que vejo e saber que falaremos sobre aquilo que não vejo, mas verei durante a fala. Falarei nomes novos que darei a determinados processos invisíveis. Falarei sobre o sentimento que me determina e sobre como ele gera outro sentimento. A complexidade e contradição de nossa subjetividade também é objeto da nossa fala em análise. E quando penso em fanzinar é como se eu tivesse um upgrade com mais tecnologias sobre esse método psicanalítico: além de falar eu desenho, borro, pinto, rabisco, poetizo, canto, apago, silencio e demonstro tudo aquilo que não vejo nem falo pelo traço e pela letra. Fanzinar para esses alunos que colaboraram para o Zine Depressão e Eu com Isso?! e outros é como fazer uma análise de si, sem precisar saber do que fala ou pinta, sem censura, sem interpretação de um outro analisador do discurso. Dar vazão é o processo principal que durante o fluxo do dito e do rascunhado vai transformando o sujeito que fala através simplesmente do processo de falar-pintar-desenhar.  É na arte da fanzinagem que o aluno se transforma, se nomeia, se identifica, se diferencia e ali vimos sendo desenhado juntos um outro Fanzine, não impresso, mas aquele que fica recôndito na alma de quem fanzineia. Destarte, quem faz um zine necessariamente produz dois mesmo que não saiba: um divulgamos para outro e o outro divulgamos a si próprio. E nessa dupla produção, produzo-me à medida que escolho meus traços e desenho uma autoimagem de uma nova forma, mais autônoma e individual, com menos traços do outro e mais rabiscos meus de mim mesmo.”

AGRADECIMENTOS E CONCLUSÃO

Coletivo IFanzine durante o lançamento do zine.
Em nome do Projeto IFanzine nos cumpre agradecer ao psicólogo Marcelo Quirino pela sensibilidade e diligência ao mobilizar a escola para cristalizar bons momentos que nos fizeram honrados em trabalhar nesta escola e pela oportunidade de dispor do fanzine no ambiente desta instituição voltada à formação profissional e tecnológica, oportunizando aos estudantes seu espaço de protagonismo. Foi um dos pontos culminantes deste projeto que se iniciou há mais de 4 anos, sendo alegrias como essa a força motriz para novos desafios. Agradecemos também aos estudantes diretamente envolvidos na produção do zine: Sara Gaspar, Karoll Castro, Duda Belmont, Mariana Santos, Paulo José, Vitor Manoel, Carlos Henrique, Julie Leão, Keyti Santos, Ronald Delvalle, Synarha Carvalho e Clara March. Além destes, muitos outros estudantes que participaram do mutirão para produção do zine e que acorreram à nossa “linha de montagem”, como ironicamente denominamos o processo de artesania envolvida na produção do conteúdo durante a projetação e, na etapa final, a produção das capas cartoneiras e os trabalhos de acabamento gráfico que envolveu a manufatura coletiva. Fazemos nossas a conclusão do Marcelo, ao considerar que o evento, que encerrou em seu título uma pergunta, culminou com uma resposta unânime, advinda do engajamento, protagonismo, construção coletiva e espaço para rosto e voz dos envolvidos. Assim sendo, declaramos – Depressão, e Eu com Isso? TUDO!

EDIÇÃO ONLINE - ACESSE AQUI:


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