Oficina da Fanzine da escola Tozana - Cabo Frio/RJ |
Oficina de Fanzine para terceira idade - Projeto Vitalidade IFF Campus Campos-Guarus |
O projeto de extensão IFanzine apropria-se do conceito e estética dos fanzines, revistas artesanais, e edita o zine PEIBÊ, promovendo e reunindo criações coletivas, publicando histórias em quadrinhos (HQs), entrevistas e relatos de experiência com aplicabilidade de zines no ensino-aprendizagem. Produz também outras publicações articuladas com projetos de extensão e pesquisa, tais como a Afroindi, Traços de Memória e Café Filosófico, que são distribuídas em versão impressa e online nas redes sociais, ampliando assim o alcance do projeto, que vem se destacando nacionalmente, recebendo colaborações de educadores, pesquisadores e artistas de diversas regiões do país. Fanzine, neologismo formado pela contração dos termos “fanatic” e “magazine”, significa “revista de fã”. Dispondo de recursos artesanais na produção editorial, envolve tradicionalmente bricolagens, caligrafia criativa, desenhos livres, cartuns e histórias em quadrinhos, entre outras técnicas, que independem de expertise profissional, por ser proposta de caráter amador e de estímulo à autoria, constituindo-se numa mídia alternativa contra hegemônica advinda dos tempos pré internet. O projeto promove constantemente oficinas de produção de zines, com robusto volume de ações que abrangem e impactam a comunidade atendida, sendo realizadas em parceria com instituições de ensino e culturais, cujo conteúdo é selecionado para publicação, resultando numa interlocução entre escola e comunidade, bem como a utilização do potencial criativo dos discentes, estimulando o exercício da autoralidade e na difusão e produção de saberes, envolvendo o trinômio ensino, pesquisa e extensão.
Fanzinoteca IFF Macaé - primeira do gênero no interior do estado do Rio de Janeiro. |
No dia 11 de outubro do ano passado, o projeto consolidou-se com a inauguração da Fanzinoteca IFF Macaé, espaço que abriga, até o momento, um acervo com cerca de 600 exemplares de publicações independentes e fanzines dos mais diversificados gêneros, tais como histórias em quadrinhos, fanzines feministas, fanzines punk, zines de música e muitos outros.
Bolsistas do projeto IFanzine |
Leia e/ou faça download das publicações do projeto IFanzine:
PEIBÊ
PEIBÊ 1 PEIBÊ 2 PEIBÊ 3 PEIBÊ 4 PEIBÊ 5
O zine PEIBÊ é editado pelo projeto de extensão na modalidade arte e cultura IFanzine, conduzido no IFFluminense campus Macaé (RJ), instituição de ensino da rede pública federal de ensino profissionalizante. O referido projeto promove continuamente oficinas de criação de zines e HQs em instituições de ensino e eventos culturais há mais de quatro anos. O envolvimento da comunidade externa e contínuo intercâmbio com artistas, fanzineiros, pesquisadores e educadores de diversas partes do país, vêm resultando numa publicação eclética, que traz em seu conteúdo quadrinhos, cartuns, ilustrações, artigos, entrevistas e relatos de educadores que empregam zines e quadrinhos na sala de aula. No início de 2016 a publicação foi contemplada com o Troféu Ângelo Agostini na categoria fanzine, representando o reconhecimento do alcance do projeto, que amplia horizontes enquanto proposta extensionista de disseminação da cultura dos fanzines em uma interação entre escola e sociedade. Os zines editados pelo projeto são disponibilizados em versão online e distribuídos em versão impressa entre os estudantes, docentes e colaboradores. O lançamento das publicações são realizadas com sessão de autógrafos nos quais os estudantes assumem e celebram seu protagonismo. Outros zines derivados do PEIBÊ, entre eles, Traços de Memória, Afroindi
e Café Filosófico atestam o estímulo à autoralidade e protagonismo oportunizado pelo mecanismo criativo dos fanzines, produzidos em parceria com projetos de ensino, pesquisa e extensão. Recentemente o projeto se consolidou com a criação da Fanzinoteca IFF Macaé, que representa um marco na inserção do fanzine como uma ferramenta pedagógica e estímulo à subjetivação e autoralidade no espaço do ensino e aprendizagem.
TRAÇOS DE MEMÓRIA
Edição especial do projeto de extensão IFANZINE, em parceria com o projeto de extensão Em Cada
Canto Um Conto, ambos desenvolvidos no Instituto Federal Fluminense campus Macaé. Produzido pelos alunos do campus com ilustrações dos estudantes e histórias coletadas junto à comunidade abrangida pela instituição de ensino, resultando numa criativa transposição do código oral para o escrito que promove uma interação entre tradição e ensino acadêmico.
Produzido a partir de debates promovidos nas instituições de ensino em parceria com professor de filosofia do campus Macaé, o zine traz o resultado das reflexões promovidas na forma de ilustrações, quadrinhos e cartuns contando com a protagonização dos bolsistas do projeto e do público envolvido nas discussões. Na primeira edição do referido zine, o tema foi intolerância religiosa.
AFROINDI
Edição especial do projeto de extensão IFANZINE, em parceria com o NEABI - Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do Instituto Federal Fluminense, sob coordenação do cartunista Beralto. A publicação conta com colaborações de alunos da instituição. Valendo-se do mecanismo criativo dos fanzines, apresenta algumas questões relacionadas às matrizes africanas e indígenas na formação da sociedade brasileira. As HQs, poemas e artigos mergulham neste tema, destacando a importância da miscigenação racial em nossas terras.
MARX NA ATUALIDADE
ZINE MARX NA ATUALIDADE - Coleção Fanzinoteca IFF Macaé #1
Marcando a inauguração da primeira Fanzinoteca física do interior do estado do Rio de Janeiro, a presente edição do selo editorial "Coleção Fanzinoteca IFF Macaé" apresenta a abordagem do pensamento de Marx, sob o olhar dos jovens estudantes do IFFluminense Campus Macaé, instituição de ensino profissionalizante que integra a rede pública federal de ensino e que abriga a Fanzinoteca, espaço dedicado à preservação da memória das publicações paratópicas e que vem estimulando a formação de novos autores entre os jovens estudantes da instituição, representando um marco na inserção do fanzine como uma ferramenta pedagógica e estímulo à subjetivação e autoralidade no espaço do ensino e aprendizagem. Na presente edição os tópicos Divisão de Classe, Exploração da Classe Operária, Alienação e Ideologia, foram abordados de forma criativa e autoral, com colagens, cartuns e ilustrações que atestam o potencial do zine como mecanismo de potencializar a produção textual, o estímulo aos talentos individuais em múltiplas linguagens e como veículo para estímulo a formação de criticidade e reflexão coletiva. Como a presente publicação cita em uma das falas: "Filosofia e Zine são para malucos". Complementamos - Ainda bem!
DEPRESSÃO, E EU COM ISSO?
Com o objetivo de tratar do tema Depressão no ambiente escolar, realizou-se nos dias 29 e 30 de
agosto de 2017 um seminário, como atividade letiva para todos os estudantes, que agrupou esforços de equipe multidisciplinar, capitaneada pelo psicólogo do IFF Macaé, Marcelo Quirino, além de assistentes sociais e corpo pedagógico da instituição, e cerca de 100 voluntários, a maior parte, estudantes, sob o título que encerra uma interrogação – “Depressão, e Eu com Isso?”. A equipe do projeto de extensão IFanzine contribuiu diretamente com a produção do Fanzine que ora disponibilizamos.
A pergunta em questão - "Depressão, e Eu com isso?" Trouxe à baila a reflexão sobre o papel dos diferentes segmentos da instituição frente a este problema que, embora presente de forma incontestável como “mal moderno” frequente na vida de muitas pessoas, não costuma ser tratado de maneira adequada e frequentemente percebem-se muitos mitos e preconceitos em torno do assunto.
Segundo o psicólogo Marcelo Quirino, o evento foi motivado pelo intento de dirimir os tabus e a desinformação sobre essa psicopatologia que acomete a todos, sem distinção de idade. Considerando todos os prejuízos claramente perceptíveis em diversos âmbitos, inclusive na vida dos estudantes e servidores, em suas diversas dimensões, seja social, afetivo, relacional, profissional, cognitivo ou acadêmico, afeta seriamente a vida de todos.
Sessão de autógrafos/lançamento de zines |
Mostra de Zines |
ENDEREÇO PARA DOAÇÃO DE ZINES PARA O ACERVO DA FANZINOTECA / TROCA DE ZINES:
Instituto Federal Fluminense (A/C Alberto Carlos Paula de Souza)
Rodovia Amaral Peixoto, km 164, Bairro Lagoa
Macaé-RJ.
CEP: 27.925-290
Contatos:
Email: projetoifanzine@gmail.com
https://www.facebook.com/iffanzine/
http://iffanzine.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficamos muito felizes com o seu comentário.