25 janeiro 2018

CONHEÇA A FANZINOTECA E AS PUBLICAÇÕES DO PROJETO IFANZINE

Oficina da Fanzine da escola Tozana - Cabo Frio/RJ
Oficina de Fanzine para terceira idade - Projeto Vitalidade
IFF Campus Campos-Guarus
O projeto de extensão IFanzine apropria-se do conceito e estética dos fanzines, revistas artesanais, e edita o zine PEIBÊ, promovendo e reunindo criações coletivas, publicando histórias em quadrinhos (HQs), entrevistas e relatos de experiência com aplicabilidade de zines no ensino-aprendizagem. Produz também outras publicações articuladas com projetos de extensão e pesquisa, tais como a Afroindi, Traços de Memória e Café Filosófico, que são distribuídas em versão impressa e online nas redes sociais, ampliando assim o alcance do projeto, que vem se destacando nacionalmente, recebendo colaborações de educadores, pesquisadores e artistas de diversas regiões do país. Fanzine, neologismo formado pela contração dos termos “fanatic” e “magazine”, significa “revista de fã”. Dispondo de recursos artesanais na produção editorial, envolve tradicionalmente bricolagens, caligrafia criativa, desenhos livres, cartuns e histórias em quadrinhos, entre outras técnicas, que independem de expertise profissional, por ser proposta de caráter amador e de estímulo à autoria, constituindo-se numa mídia alternativa contra hegemônica advinda dos tempos pré internet. O projeto promove constantemente oficinas de produção de zines, com robusto volume de ações que abrangem e impactam a comunidade atendida, sendo realizadas em parceria com instituições de ensino e culturais, cujo conteúdo é selecionado para publicação, resultando numa interlocução entre escola e comunidade, bem como a utilização do potencial criativo dos discentes, estimulando o exercício da autoralidade e na difusão e produção de saberes, envolvendo o trinômio ensino, pesquisa e extensão. 
Fanzinoteca IFF Macaé - primeira do gênero
no interior do estado do Rio de Janeiro.
No dia 11 de outubro do ano passado, o projeto consolidou-se com a inauguração da Fanzinoteca IFF Macaé, espaço que abriga, até o momento, um acervo com cerca de 600 exemplares de publicações independentes e fanzines dos mais diversificados gêneros, tais como histórias em quadrinhos, fanzines feministas, fanzines punk, zines de música e muitos outros. 
Bolsistas do projeto IFanzine
A Fanzinoteca funciona de segunda a sexta de 13 às 16h e em horários especiais mediante agendamento e quando da realização de eventos promovidos no espaço, tais como mostras e feiras de fanzine e lançamentos com sessão de autógrafos dos autores e oficinas de produção coletiva. O projeto conta com estudantes bolsistas de extensão e dois bolsistas voluntários, sob a coordenação do designer gráfico do IFF Macaé, o Alberto de Souza, fanzineiro desde os anos 80 e que vem resgatando o fanzine como rede social analógica pré-internet no contexto da escola e cujo trabalho à frente do projeto vem rendendo expressivos resultados na visibilidade e abrangência do projeto e aceitação junto à comunidade estudantil. Os estudantes não se restringem à publicar trabalhos nas publicações do projeto, já colaboram com fanzines de outras instituições de ensino e de artistas independentes pelo país afora, tais como zines da Thina Curtis, Gibiozine e outros, lançando também as suas publicações autorais nos eventos do projeto, reconhecendo-se como autores independentes - comemora Beralto. Tudo isso, complementa, no bom velho papel fotocopiado, resgatando o potencial da fanzinagem como aliada de um processo educacional com protagonismo e transformador.

Leia e/ou faça download das publicações do projeto IFanzine:

PEIBÊ

PEIBÊ 1 PEIBÊ 2 PEIBÊ 3 PEIBÊ 4 PEIBÊ 5
O zine PEIBÊ é editado pelo projeto de extensão na modalidade arte e cultura IFanzine, conduzido no IFFluminense campus Macaé (RJ), instituição de ensino da rede pública federal de ensino profissionalizante. O referido projeto promove continuamente oficinas de criação de zines e HQs em instituições de ensino e eventos culturais há mais de quatro anos. O envolvimento da comunidade externa e contínuo intercâmbio com artistas, fanzineiros, pesquisadores e educadores de diversas partes do país, vêm resultando numa publicação eclética, que traz em seu conteúdo quadrinhos, cartuns, ilustrações, artigos, entrevistas e relatos de educadores que empregam zines e quadrinhos na sala de aula. No início de 2016 a publicação foi contemplada com o Troféu Ângelo Agostini na categoria fanzine, representando o reconhecimento do alcance do projeto, que amplia horizontes enquanto proposta extensionista de disseminação da cultura dos fanzines em uma interação entre escola e sociedade. Os zines editados pelo projeto são disponibilizados em versão online e distribuídos em versão impressa entre os estudantes, docentes e colaboradores. O lançamento das publicações são realizadas com sessão de autógrafos nos quais os estudantes assumem e celebram seu protagonismo. Outros zines derivados do PEIBÊ, entre eles, Traços de Memória, Afroindi
e Café Filosófico atestam o estímulo à autoralidade e protagonismo oportunizado pelo mecanismo criativo dos fanzines, produzidos em parceria com projetos de ensino, pesquisa e extensão. Recentemente o projeto se consolidou com a criação da Fanzinoteca IFF Macaé, que representa um marco na inserção do fanzine como uma ferramenta pedagógica e estímulo à subjetivação e autoralidade no espaço do ensino e aprendizagem.

TRAÇOS DE MEMÓRIA

Edição especial do projeto de extensão IFANZINE, em parceria com o projeto de extensão Em Cada
Canto Um Conto, ambos desenvolvidos no Instituto Federal Fluminense campus Macaé. Produzido pelos alunos do campus com ilustrações dos estudantes e histórias coletadas junto à comunidade abrangida pela instituição de ensino, resultando numa criativa transposição do código oral para o escrito que promove uma interação entre tradição e ensino acadêmico.

CAFÉ FILOSÓFICO

Produzido a partir de debates promovidos nas instituições de ensino em parceria com professor de filosofia do campus Macaé, o zine traz o resultado das reflexões promovidas na forma de ilustrações, quadrinhos e cartuns contando com a protagonização dos bolsistas do projeto e do público envolvido nas discussões. Na primeira edição do referido zine, o tema foi intolerância religiosa.

AFROINDI

Edição especial do projeto de extensão IFANZINE, em parceria com o NEABI - Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do Instituto Federal Fluminense, sob coordenação do cartunista Beralto. A publicação conta com colaborações de alunos da instituição. Valendo-se do mecanismo criativo dos fanzines, apresenta algumas questões relacionadas às matrizes africanas e indígenas na formação da sociedade brasileira. As HQs, poemas e artigos mergulham neste tema, destacando a importância da miscigenação racial em nossas terras.

MARX NA ATUALIDADE

ZINE MARX NA ATUALIDADE - Coleção Fanzinoteca IFF Macaé #1 
Marcando a inauguração da primeira Fanzinoteca física do interior do estado do Rio de Janeiro, a presente edição do selo editorial "Coleção Fanzinoteca IFF Macaé" apresenta a abordagem do pensamento de Marx, sob o olhar dos jovens estudantes do IFFluminense Campus Macaé, instituição de ensino profissionalizante que integra a rede pública federal de ensino e que abriga a Fanzinoteca, espaço dedicado à preservação da memória das publicações paratópicas e que vem estimulando a formação de novos autores entre os jovens estudantes da instituição, representando um marco na inserção do fanzine como uma ferramenta pedagógica e estímulo à subjetivação e autoralidade no espaço do ensino e aprendizagem. Na presente edição os tópicos Divisão de Classe, Exploração da Classe Operária, Alienação e Ideologia, foram abordados de forma criativa e autoral, com colagens, cartuns e ilustrações que atestam o potencial do zine como mecanismo de potencializar a produção textual, o estímulo aos talentos individuais em múltiplas linguagens e como veículo para estímulo a formação de criticidade e reflexão coletiva. Como a presente publicação cita em uma das falas: "Filosofia e Zine são para malucos". Complementamos - Ainda bem!

DEPRESSÃO, E EU COM ISSO?

Com o objetivo de tratar do tema Depressão no ambiente escolar, realizou-se nos dias 29 e 30 de
agosto  de 2017 um seminário, como atividade letiva para todos os estudantes, que agrupou esforços de equipe multidisciplinar, capitaneada pelo psicólogo do IFF Macaé, Marcelo Quirino, além de assistentes sociais e corpo pedagógico da instituição, e cerca de 100 voluntários, a maior parte, estudantes, sob o título que encerra uma interrogação – “Depressão, e Eu com Isso?”. A equipe do projeto de extensão IFanzine contribuiu diretamente com a produção do Fanzine que ora disponibilizamos.
A pergunta em questão - "Depressão, e Eu com isso?" Trouxe à baila a reflexão sobre o papel dos diferentes segmentos da instituição frente a este problema que, embora presente de forma incontestável como “mal moderno” frequente na vida de muitas pessoas, não costuma ser tratado de maneira adequada e frequentemente percebem-se muitos mitos e preconceitos em torno do assunto.  
Segundo o psicólogo Marcelo Quirino, o evento foi motivado pelo intento de dirimir os tabus e a desinformação sobre essa psicopatologia que acomete a todos, sem distinção de idade. Considerando todos os prejuízos claramente perceptíveis em diversos âmbitos, inclusive na vida dos estudantes e servidores, em suas diversas dimensões, seja social, afetivo, relacional, profissional, cognitivo ou acadêmico, afeta seriamente a vida de todos.
Sessão de autógrafos/lançamento de zines
Conforme divulgado no portal do IFFluminense, Marcelo comentou que o evento não pretendeu ser resolutivo de determinada questão, mas não deixou de possibilitar um outro olhar sobre aquilo que nos assola. "Temos alunos felizes, menos angustiados, servidores mais próximos uns dos outros e que trocam informações sobre o que ouviram, referindo-se ao saldo unanimemente positivo, conforme as manifestações dos estudantes, servidores, visitantes e pais de estudantes que concorreram maciçamente ao evento, nos dois dias dedicados à promoção de palestras, oficinas, apresentações artísticas e também o lançamento e distribuição do fanzine desenvolvido especialmente pelo Coletivo IFanzine para o evento.
Mostra de Zines
Segundo Beralto, os estudantes que atuam no projeto IFanzine, bolsistas de extensão e voluntário(a)s, já estão acostumados a encarar propostas interdisciplinares, travar parcerias com os diversos segmentos da escola, seja ensino, extensão ou pesquisa, e conduzir processos criativos à moda “Do it Your Self”, de forma destemida e espontânea, pois já incorporaram o espírito zineiro de expressar ideias, deixando de lado a premissa de que a suposta “falta de criatividade” ou “falta de jeito para artes visuais/manuais” ou a falta de expertise é obstáculo para se fazer uma revista artesanal. Já são quase cinco anos em que nosso projeto incorporou ao cotidiano da escola a proposta do fanzine, percebida como uma ferramenta de inestimável valor tanto no processo ensino e aprendizado, seja como estímulo à produção textual e/ou método avaliativo, como também, vem sendo acolhido como mídia alternativa com ampla eficácia educomunicacional.

ENDEREÇO PARA DOAÇÃO DE ZINES PARA O ACERVO DA FANZINOTECA / TROCA DE ZINES:
Instituto Federal Fluminense (A/C Alberto Carlos Paula de Souza)
Rodovia Amaral Peixoto, km 164, Bairro Lagoa
Macaé-RJ. 
CEP: 27.925-290

Contatos:
Email: projetoifanzine@gmail.com
https://www.facebook.com/iffanzine/
http://iffanzine.blogspot.com.br/

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